sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Luiz gonzaga o Rei do Baião.


Luiz gonzaga o Rei do Baião Faz Grande Campanha e Shows: Com o Armazem Paraiba e; Bicicletas Monark do Brasil. O Rei Viaja, Por Todo o Nordeste Nos Anos 70. Onde Houve Algumas Supresas Desagradaveis Nas Multidões, Uns Queria Ver Luiz Gonzaga, Outros Atrás de Brindes, Outros Queriam Dançar!



O rei do baião fez show em Vitória da Conquista no ano de 1976, durante uma turnê patrocinada pela marca de bicicletas Monark. Abaixo foto que registra sua chegada à cidade para início da turnê e o roteiro de viagens que faria a partir daqui. Luiz Gonzaga Também Passou Por Varias Cidades Citadas Abaixo Patrocinado Pela Monark do rasil.
Campina Grande PB. Imperatriz MA. Paulo Afonso BA. Caruaru PE. Petrolina PE. Juazeiro BA. Santo Antonio de Jesus BA. E Muitas Outras Sem Lembranças. Em Imperatriz MA. Quase Houve Uma Tragédia Veja Abaixo. A fabrica de bicicletas Monark no começo dos anos setenta, contratava cantores para excursionar em várias cidade do Brasil, Imperatriz era contemplada através do Armazém Paraiba com esses shows, estiveram aqui por conta da Monark, cantores como: Altemar Dutra, Antonio Marcos, Wanderley Cardoso, Perla e outros, porém, o show mais marcante em praça pública foi de Luiz Gonzaga.

Naquela época não existia nada de diversão em nossa cidade, não tinha luz elétrica (só alguns poucos, com melhores condições), nem sinal de televisão, qualquer atrativo era uma festa, comentado em todas as rodas de conversas, sucesso garantido.

Anunciava o evento os carros do Paraiba em toda região o show de Luiz Gonzaga e sua turma, viria também Marinês, Abdias e Zito Borborema, a nata do Forró pé-de-serra da época, o Armazém Paraiba era na Getulio Vargas ao lado da Igreja de Fátima, onde hoje é a loja de móveis usados, não existia os salões de aluguel da Diocese, nem o posto de gasolina, era apenas a Igreja cercada com muros de pré-moldados, muitos usados naqueles tempos.

A noite a rua estava lotada quase toda cidade se encontrava no show o palco era bem em frente o Armazém Paraiba, começou o show cantaram os outros cantores e por ultimo subiu ao palco a atração mais esperada da noite Luiz Gonzaga, contagiou logo a todos com seu jeito moleque de cantar e contar casos. Já estava terminando o show quando começou perto do palco um princípio de tumulto, Luiz Gonzaga parou de cantar esperou o tumulto acalmar e disse “gente de peixeira não, pelo amor de Deus.” Não ficou um. Foi uma correria danada, levaram nos peitos todo o muro da Igreja e ainda hoje deve ter menino perdido de tanto correr com medo da briga.
No outro dia as pessoas foram vê a dimensão do estrago, não ficou um só metro de muro em pé... Brincadeira Muito de Mau Gosto do Nosso Saudoso Rei do Baião.
 Acima ver-se um cartaz da Monark e o Rei do Baião.  Mais Abaixo Luiz Gonzaga Chegando ao Aeroporto de Vitória da Conquista na Bahia. Próxima Foto, Jovens nos Anos 50 Desfilam em Bicicletas Monark, Foto de Uma Bicicleta Ano 1974 Monark. Mais Abaixo Foto da Primeira Loja do Armazem Paraiba em 1958 na Cidade de Bacabal Maranhão.Grande Incentivador da Campanha Luiz Gonzaga e Monark.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Forrozão Nagalera em Studio Profissional.



Tecladista e Back Vocal -  Nadoautodidata.
Vocalista "Bel Santos"

No dia 05 de Fevereiro, o Grupo Forrozão Nagalera da Cidade de Planaltino, estiveram na Cidade de Jequié. Os integrantes passaram o dia, fazendo trabalho de gravação em Studio Profissional.  Jakson Próprietário do Estúdio, deixou a nossa inteira disposição tudo que se tem de moderno em si tratando de produção de áudio de Qualidade. Estamos bastante satisfeito com o resultado do trabalho. O nosso CD está com um repertório voltado para as músicas do Rei do Baião, o inesquecível Luiz Gonzaga, já que o mesmo completou o seu centenário e merece a nossa homenagem. Colocamos o nome do nosso trabalho " A Vida do Viajante"  ela faz lembrar as idas e vindas de todos os artista do nosso país na conquista e divulgação dos seus trabalhos  O Grupo Forrozão Nagalera  agradece aos Patrocinadores abaixo mencionados:
Pizzaria Pilão;
Casa Leite;
Comercial Carvalho;
Posto Country;
Destak Bahia;
Kapefio;
Valzinho
Moacir Contador;
IMPPRI - Luiz de Feira de Santana;
A comunidade Planaltinense que sempre nos apoiou
e outros que divulgaremos depois da confirmação do patrocínio.

Agradecimento "nosso colega e arranjador - Rômulo da Cidade de Maracás".
Nossos Agradecimentos "Jakson - Proprietário do Stúdio".

São João 2012 promete!  Forrozão Nagalera está preparado para fazer a alegria de Todo o Território.
Contato para shows:
Cel (73) 99124499
Msn: nadoautodidata@hotmail.com

Ouça uma amostragem do trabalho A Vida do Viajante.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

I OFICINA DE TÉCNICA VOCAL NA CIDADE DE PLANALTINO


Aconteceu nos dias 23 a 25 do mês em curso a I Oficina de Técnica Vocal na Cidade de Planaltino.
A oficina teve como objetivos, informações acerca do cuidado com a voz, respiração diafragmática, exercícios de dicção e articulação, além da prática através de exercícios vocais e canto em grupo e individual.
Contamos com a participação efetiva de 30 oficineiros, com a perspectiva da formação de uma turma que terá aulas semanais de Técnica Vocal.

Participaram não apenas pessoas que atuam na área do canto; mas também, instrumentistas, professores e locutores.
Técnicas de Relaxamento.

Esta Oficina se propõe a melhorar a qualidade vocal dos profissionais e/ou amadores que atuam nas áreas supracitadas, incentivando-os ao cultivo de uma higiene vocal diária e uso adequado nessa atuação.
Teremos a segunda Oficina nos dias 13 a 15/02. As inscrições encontram-se abertas. Informações no Colégio Estadual Manoel José de Andrade pelos telefones 3544-2206/ 3544-2149 ou ainda com Naara Luz, 9914-6553.
A minsitrante desta Oficina, Professora Cleyde Barros é Bacharel em Música Sacra com especialização em Regência Coral desde o ano de 1986. Já regeu corais sacros, Coral Vozes da Uesb no Campus de Jequié por 06 anos e Coral da Associação Jequieense de Cegos de 2004 a 2009.


Texto: Professora Cleyde Barros.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DIÁLOGOS CULTURAIS


“DIÁLOGOS CULTURAIS”


UM EVENTO PARA TODOS OS INTERESSADOS NO CAMPO DA CULTURA Data: 27 e 28 de fevereiro de 2012
Local: Auditório do CAHL, Campus de CachoeiraInscreva-se Gratuitamente
O Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), através da Pró-Reitoria de Extensão, convida a comunidade acadêmica e a sociedade regional (produtores, dirigentes, gestores e todos os interessados no campo da cultura),a participarem do ciclo de debates “Diálogos Culturais”, nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2012 , no Auditório do CAHL em Cachoeira-Ba, com a participação de dirigentes do MINC e professores pesquisadores.

Os objetivos dos Diálogos Culturais são ampliar o debate entre Estado, sociedade civil e universidade, repactuar estratégias e iniciar futuras parcerias, visando o fortalecimento das ações e prog ramas já em andamento no campo das políticas culturais. O evento também busca promover o diálogo com gestores, produtores, estudantes, acadêmicos e agentes culturais residentes na Bahia, acerca do direcionamento das políticas do Ministério da Cultura.

A participação é gratuita e serão oferecidas 240 vagas. Os interessados poderão se inscrever pelo site http://www.ufrb.edu.br/proext onde o formulário para inscrição estará disponíve ou de forma presencial, na PROEXT/UFRB em Cruz das Almas, fone: 3621-4315 e em Cachoeira, no Núcleo de Memória e Documentação do Recôncavo/UFRB, à rua Ana Nery nº 09, fone: 3425-2238. As inscrições se encerram ao término do preenchimento das vagas. Garanta a sua participação.


Fonte: Mário Sérgio;

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Doc Territórios

Foto: do Blog Educaplanaltino.



A série inédita Doc Territórios, exibida pela TVE Bahia, às 18h30, destaca nesta terça-feira (17/01), o Território 09 – Vale do Jequiriçá, com a exibição do documentário Jequiriçá, o Rio Poeta.

No vídeo dirigido por Elson Rosário, o rio Jiquiriçá ganha corpo e voz tornando-se o narrador da história, na forma humana do Poeta-Rio. Ao longo da sua trajetória da nascente até a foz são apresentados os aspectos da natureza, economia e cultura das diversas comunidades urbanas e rurais que habitam o seu entorno, denunciando a degradação ambiental do Vale do

Jiquiriçá, na Bahia.



Com um total de 26 episódios, a série Doc Territórios explora as peculiaridades de cada um dos Territórios de Identidade da Bahia, à exceção do Território Costa do Descobrimento, criado recentemente. Navegue no nosso Portal e assista a programação da TVE Bahia ao vivo. Clique aqui.


Acesse:
http://www.irdeb.ba.gov.br/destaques-tve/5685-doc-territorios-jequrica

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

NOSSA CULTURA - LAFAIETE COUTINHO FAZ A FESTA DE REIS EM JEQUIÉ



A prefeitura da cidade de Lafaiete Coutinho, com 4.500 habitantes, mostrou grandeza na noite desta quinta-feira (6), ao dar apoio a um grupo de terno de reis que se deslocou do município para fazer uma apresentação em Jequié, no dia de Santo Reis.

Ao contrário de Jequié, uma cidade com 152 mil habitantes e uma arrecadação municipal bem superior à da vizinha cidade, a diretoria de cultura conta total apoio do prefeito Zenildo Brandão (PMDB), “Zé Cocá”, para o encontro de terno de reis que vai acontecer ainda neste mês de janeiro.

Quando chegou à praça, às 19h40, o grupo de reis de Lafaiete, da região de Três Morros, atraiu a atenção das centenas de pessoas que estavam no local. Muitas, inclusive, formaram um cortejo ao acompanhar a evolução do bumba-meu-boi, da personagem “Maria Teresa”, a música dos cantadores e o ritmo típico dos instrumentos musicais, como a gaita, o triângulo, o tambor e outros.

Apesar de Jequié ter uma rica tradição de grupos de ternos de reis, que realizam um encontro anual, os organizadores do evento não conseguiram apoio da prefeitura para realizar o evento neste ano de 2011, conforme denunciou o professor Domingos Aílton. Mesmo assim, As Pastorinhas, uma organização de terno de reis da cidade, também compareceu à praça para levar a alegria e divulgar esta manifestação da cultura popular que ainda não é valorizada devidamente pelo poder público local.

Apenas para se ter uma idéia do quanto o governo municipal de Jequié está atrasado no quesito apoio à cultura popular, na cidade de Vitória da Conquista as folias de reis fazem parte da programação oficial do Natal. Portanto, ao fazer a festa de reis na “Cidade Sol”, Lafaiete Coutinho está contribuindo para acordar os insensíveis.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

10º Congresso Espiritual - Jaguaquara - Vale do Jiquiriçá - BA



Acontecerá de 17 a 21 de fevereiro na cidade de Jaguaquara, o nosso 10° congresso, que contará com a presença de : Cantores: Noemi Nonato, Nani Azevedo, Pastor jairinho Daiany Nakata J. Neto,Léa Miranda, Aidmis Aquino,Edson Galeano, Conceição Cabral, Iata Anderson, Mano Rafan, Samuel Cristian, Ministério Real Viver e muitos outros... Preletores: Pr. Eduardo reis (PR), Pr. Nerildo Acioly(SP)Pr. Dnilson Lima(BA),Pr. Charliston Soares (BA),Pr. Manoel Serafim (BA),Pr.José Pereira (BA) Pr. Alécio Lima (BA) Pr Rodrigo Teodoro (SP nosso cartaz esta em nosso blog e todas as informações www.ibnebelavista.com , um abraço estamos a disposição ibnebelavista@gmail.com edsonsanttos@r7.com

Fonte:: Edson (Redator do blog IBNE Bela Vista)
E-mail: ibnebelavista@gmail.com

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Limpeza visual e auditiva da Cachoeira dos Prazeres - Vale do Jiquiriçá - Ba




Amigos, visitei o Jequiriçá. Fiquei triste com o que vi e ouvi. Muita sujeira na Cachoeira dos Prazeres, latas de cervejas, copos plásticos, etc. Nos finais de semana não se ouve o som belo das águas caindo. E sim o grito alucinado das bandas de pagode baiano, com suas letras vulgares e refrões repetitivos. Pessoas que gostam de turismo ecológico para curtir a natureza irão se afastar de lá. Um Conselho, cuidem desta maravilha, pois senão este paraíso irá se tornar um inferno, e já está bem próximo do purgatório. Boa sorte nesta empreitada, se vocês acharem que vale a pena.

Fonte: Jorge Brasil

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Santa Inês FM! Tocando o que você gosta de ouvir! - Território do Vale do Jiquiriçá - BA.


www.santainesfm.com.br

Festa de 21 de Janeiro em Santa Inês-BA 2012 - Previsão








Grandes atrações estarão se apresentando na tradicional festa do Padroeiro de 21 de Janeiro, em Santa Inês - BA,  no palco principal que será montado na Praça Araújo Pinho.





"Harmonia do Samba, Cacau com Leite, o cantor Tatau – ex-Araketu, Pablo do ArrochaNara Costa, Se Retoque, A Blitz, Lé Kum Cré, Banda na Gandaia, Me LevaExpresso Musical, Ronny e Raney,Rancho de PalhaToinho SalesLeões de JahKaká, Gavião Dourado, Laço de Ouro, Zé Augusto JrKal e Léo, Skema Músic,Black Bahia, Só Di Axé, Raio de Luz, Alternativa e Delson Moreno."


fonte:BMF


Ouça agora o som da Banda Me Leva, no link abaixo:   "Valorize os artistas do Território".


Banda Me Leva

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Reencontro de Família de Planaltino X Rondonha, acontece de fato!



Esta semana, tivemos o privilégio, de receber o Senhor Deraldo, lá da Cidade de Cacaulândia Rondonha. O mesmo, veio rever os seus familiares, pois já faziam 18 anos que tinha perdido o contato. Este reencontro só foi possível, graça a sua filha  Cleonice ter encontrado o nosso blog.
Encontro dos Idosos de Cacaulândia - Rondonha.
Senhor Deraldo, trouxe fotos do encontro dos Idosos, movimento que o mesmo faz parte e tem orgulho de divulgar por onde passa. Além das fotos, ainda ganhei Castanhas, boné e camisa do movimento dos idosos de Cacaulândia e além de contar com a presença da pessoa maravilhosa que é o senhor Deraldo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Casa de Taipa - Projeto Canta luiz - Ano II - Planaltino - Vale do Jiquiriçá - BA



Claudinho Batera e André Fonseca.
Nesta  Sexta - feira, a Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando a todo vapor, na construção da casa de taipa. Espaço onde acontecerá  a culminância do Projeto Canta Luiz – Ano – II, no próximo sábado dia 26 de novembro. Hoje, já tivemos forró na Feira Livre, próximo ao Cenário do Canta Luiz. O Sanfoneiro André e Claudinho Batera, deram uma canja debaixo do módulo de feira livre. Caludinho que fez fama no Caldeirão do Huck no SBT, desta vez,  estava tocando triângulo,  e afirmou que estará presente no Canta Luiz - ANO : II.



  Venha, você é o nosso convidado!


Fonte: Coordenação do Projeto Canta Luiz.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

ITA, O EPÍRITO DE OURO DO MORRO GRANDE - Itiruçu - Vale do Jiquiriçá - BA



“Histórias do Morro Grande”


 

 


  Conta a lenda, que aos pés do Morro Grande vivia uma tribo indígena. Este ponto era estratégico, visto que do alto do morro os guerreiros podiam observar a movimentação das tribos inimigas. Nesta tribo, um acontecimento mudaria para sempre a história da aldeia: o nascimento da menina Ita, cuja beleza era quase celestial. Seus olhos eram como espelhos, que refletiam a mais pura essência da luz; sua tez branca, como flocos de neve, lembrava a Lua; seus cabelos como cachoeira de cujas águas cristalinas, cintilavam à luz do sol. Tais características físicas fugiam dos padrões dos restantes membros da tribo. Por esse motivo ela seria sacrificada em ritual e oferecida ao seio da mãe terra, segundo os costumes ancestrais da tribo. Iniciado o ritual, no instante em que os índios da tribo, cacique e pajés, entoavam cânticos para dar início ao sacrifício da pequena, a aldeia foi sacudida por uma amaná, (chuva torrencial, acompanhada de rajadas de ventos, trovões e relâmpagos), que cortavam o céu de alto a baixo, refletindo nos olhos da pequena Ita, que deitada em uma cama sacrifical chorava como se as águas que desciam do céu, fossem as lágrimas dos seus olhinhos. Tal acontecimento fez com que os índios poupassem-lhes a vida, evitando a morte prematura, daquela que se tornaria a criança mais celebrada da aldeia. A menina cresceu como todos os curumins da tribo, participando de todos os tipos de brincadeiras, banhos em riachos, caçando, entre outras travessuras da infância. 
   Certa feita, sem saber para quê, nem para onde iria; ao primeiro dia de uma lua cheia ela sai ainda na penumbra da noite mato adentro, onde, apesar de crescida, mas ainda com pouca idade, dificilmente regressaria à sua aldeia devido à existência numerosa de jaguares e outros felinos de grande porte naquela floresta. Por um momento pensou em desistir, mas sua mente a levava a cumprir sua misteriosa missão. A bela indiazinha que outrora havia escapado do sacrifício, seguiu tapeada ao encontro do seu martírio.
  Naquela noite clara, longe do Morro algumas léguas; estonteada e sem rumo, em meio ao matagal, Ita enxerga dois pontos brilhantes, à média distancia de si, como dois pequenos holofotes. Aos poucos se aproximava e a envolvia. De repente um uivo e aquelas patas pesadas e de unhas afiadas sobre seu corpo. Sem chance de reagir, Ita é atingida mortalmente pelas garras de uma onça pintada, que com os dentes fincados ao seu pescoço, a arrastava para dar início ao festim. Antes das feras partirem para o banquete, um grito de lamento do espírito “dono do mato” (curupira ou da caipora) ecoou por todo vale, silenciando o alvoroço dos animais que estavam nas copas das árvores, sucedidos por um clarão que iluminou o céu, seguido por um estampido de trovão, que espantou os felinos que correram em retirada no instante em que um temporal precipitou sobre a terra. 
 Centenas de anos depois, homens brancos povoaram aquela região onde deu origem ao município de Itiruçu-Bahia. Conta a lenda que o espírito da pequena indiazinha transformou-se em pedra preciosa “encantadora” que aparece no alto do Morro em forma de animais como: galo ou serpente, e que quando aparece a uma pessoa, ela, fica em estado de hipnose, sem ação, paralisada. Então o animal cintilante volta a penetrar o Morro novamente. Até hoje o morro, chora a morte de Ita, através de pequenas enxurradas que nascem ao em meio às rochas. 


Extraído de: JORNAL TRIBUNA DO VALE
Autor: Adailton Pires
Adaptação: Erasmo Amorim

Construção da Casa de Taipa - Projeto Canta Luiz - Ano II - Planaltino - Vale do Jiquiriçá - BA


Construção da Casa de Taipa - Projeto Canta Luiz - Ano II - Planaltino - BA


Claudinho Batera e André Fonseca.
Nesta  Sexta - feira, a Secretaria de Infraestrutura, está trabalhando a todo vapor, na construção da casa de taipa. Espaço onde acontecerá  a culminância do Projeto Canta Luiz – Ano – II, no próximo sábado dia 26 de novembro. Hoje, já tivemos forró na Feira Livre, próximo ao Cenário do Canta Luiz. O Sanfoneiro André e Claudinho Batera, deram uma canja debaixo do módulo de feira livre. Caludinho que fez fama no Caldeirão do Huck no SBT, desta vez,  estava tocando triângulo,  e afirmou que estará presente no Canta Luiz - ANO : II.



  Venha, você é o nosso convidado!


Fonte: Coordenação do Projeto Canta Luiz.