sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Me leva Produções apoia o "Canta Luiz" - Planaltino - Valedo do Jiquiriçá - BA

  O Projeto "Canta Luiz" recebe apoio Cultural da Me leva Produções. A mesma que sempre teve um número grande de fãs em nossa região, agora, com certeza conquistará ainda mais admiradores pela adesão ao nosso Projeto.
  O evento acontecerá às 19:00 hs do dia 11 de Dezembro de 2010, próximo ao Módulo de Feira Livre. A I homenagem a Luiz Gonzaga " O rei do Baião é uma iniciativa da Comunidade e com o apoio da Prefeitura Municipal de Planaltino-Ba.
 Texto revisado por: Zene Almeida

Site da Banda: www.bandameleva.com.br

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

II AMOSTRA DAS OFICINAS DO PROGRAMA EDUCARTE - AMARGOSA - VALE DO JIQUIRIÇÁ-BA.

Convite

A Coordenação do Programa Educarte tem a imensa satisfação de convidar V. Sª a participar da II AMOSTRA DAS OFICINAS DO PROGRAMA EDUCARTE. O evento será realizado no auditório do Colégio Pedro Calmon, às 18:30h, no próximo dia 25 de novembro do corrente ano. Sua presença é indispensável, para prestigiar os alunos da rede municipal de ensino. Desde já agradeço.

  Ivan  Araujo  de Souza
Sup. de Apoio ao Educando e de Atenção a Educação na Diversidade
Tutor da Formação Pela Escola


Redação: Ivan Araujo de Souza.

I Encontro de Artistas Cravolandenses - Vale do Jiquiriçá - BA.

No dia 08 de dezembro de 2010 estaremos realizando o I Encontro de Artistas Cravolandenses, cujo recursos adquirido através do Programa Microprojetos Mais Cultura- Edição 2009. No dia 12 de novembro de 2010, houve a pré seleção dos artistas que irão  apresentar seus trabalhos no dia da Culminância do Projeto e pudemos contar com a valiosa presença de Ana Rita que fez parte da Comissão de Seleção. Na oportunidade, convidamos todo Vale do Jiquiriçá para participar conosco deste grande momento, onde estaremos celebrando a cultura do nosso município. Não percam, será dia 08 de dezembro de 2010.

Redação: Ayalla, Diretora de Cultura.

É O VALE DO JIQUIRIÇÁ MARCANDO PRESENÇA ATRAVÉS DOS MUNICÍPIOS DE ITIRUÇU E MARACÁS.

I FESTIVAL DE DANÇA DO SUDOESTE DA BAHIA.




22/11.2010 – às 20h:20min.
Centro de Cultura ACM.
Espetáculo: Entre o Céu e o Inferno.
Município: Maracás.
Companhia: Grupo Brisa.
Acesso Gratuito.


A coreografia do espetáculo utiliza uma dinâmica de passos em níveis alto. Com duração de 15min. é articulada por diferente forças que entrecruzam e se interpenetram buscando se entrelaçar ao tema que dá nome ao espetáculo.


23/11.2010 – às 20h:15min.
Centro de Cultura ACM
Espetáculo: Descaso Social
Município: Itiruçu.
Companhia: Garotos & Cia.




O espetáculo retrata a vulnerabilidade social de jovens brasileiros. São abordados aspectos como moradia e condição financeira precária.



terça-feira, 9 de novembro de 2010

"ACM FASHION" - Santa Inês - Vale do Jiquiriçá - BA.


O Colégio ACM, de Santa Inês estará realizando nos dias 10,11 e 12 de novembro o ACM FASHION onde vem com o tema "As riquezas culturais do Vale do Jiquiriçá", na oportunidades várias atividades serão realizadas com alunos e comunidade local além de representações de municípios do Vale do jiquiriçá.


Redação: Erivaldo Santana de Souza.



O ACM FASHION é um projeto que visa a integração de todas as disciplinas por meio de atividades esportivas e manifestaçoes artisticos-culturais. Além disso objetiva estabelecer um intercâmbio entre alunos, professores, funcionários não só desta unidade escolar como de outras unidades da rede estadual, municipal e federal de Santa Inês e de municípios da região, o que favorece o desenvolvimento de valores, tais como: solidariedade.

Projeto da Escola.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

vitória de GILTON DELLA CELLA no Festival da Rádio Educadora da Bahia - Vale do Jiquiriçá - BA.

Nascido na cidade de Ubaíra- Ba, no verde vale do Jequiriçá, Gilton Della Cella, lançou- se ao público em 1984 no Festival dos Bancários da Bahia, onde arrebatou o 2º lugar com a música “ Grande Circo Brasileiro” , ganhando também naquela noite, o prêmio de melhor letrista. Em 1997 voltou a vencer o mesmo festival desta vez com a música “ Canto de Açoite” , interpretada por Anna Magdalla, aliás, nos festivais, Gilton Della Cella teve presença marcante, vencendo o Festival Disparada – 1984, promovido pelo Sistema Nordeste de Comunicação , com a música “ Destino Lavrador” , de parceria com Kleber Ramos e Renato Fechine , festival de música de Itaberaba 1984 e 1985 com as músicas “ Grande Circo Brasileiro” e “ Canto de Açoite” , participante do projeto Banco de Talentos, promovido pela Febraban em 1994- 1998- 2000- 2002- 2004 e 2006, com apresentações no Memorial da América Latina, Tom Brasil e Citibank Hall – São Paulo, sob a batuta dos maestros Nelson Ayres e Marco Romera. Selecionado pelo projeto Circuito Cultural Banco do Brasil - 2003, dividiu o palco com Luiz Melodia. Classificado no festival da rádio Educadora da Bahia em 2004, 2005 e 2006 com as músicas “ Brasis” e “ Navegador de Sonhos” e " Solidão Pirata"; classificado no festival Canta Nordeste 1996; finalista dos festivais de Serra Negra- SP- 2004, Toledo- PR – 2004 e Tatuí- SP 2005, Seabra- Ba 2007, Ribeirão Preto- Sp 2007, Angra dos Reis- Sp 2007, Festival de samba paulista no Tuca- Sp 2007, Garanhuns- Pe 2007. Já participou de eventos junto com Fagner, Ney Matogrosso, Zé Ramalho e Dominguinhos.

É com grande satisfação que anunciamos a vitória de GILTON DELLA CELLA no Festival da Rádio Educadora da Bahia com a música "NAÇÃO INDÍGENA" que foi a primeira colocada. 

Para conhecer a referida música basta cliclar no link abaixo:
Na oportunidade informamos que este grande artista é do Vale do Jiquiriçá do município de Ubaíra. Ele é um exemplo de que quando acreditamos naquilo que queremos, tudo é possível.
Vamos fortalecer todos os dias a CULTURA no Vale do Jiquiriçá. Conto com o apoio de todos!
Texto retirador do endereço: http://www.familia.bello.nom.br/gilton.html
Redação do Anuncio abaixo: Ana Rita Matos
Representante Territorial de Cultura – Vale do Jiquiriçá.



sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Amargosa concorre ao título de Cidade Baiana da Cultura 2010 - Vale do Jiquiriçá - BA.

Prédios coloniais, músicas, danças tradicionais e comida típica. Quinze municípios baianos, entre eles Amargosa, apostam em diferentes características para conquistar o título de Cidade Baiana da Cultura 2010, concurso promovido pela Produtora Gtrês, do Grupo 3.
As cidades candidatas serão julgadas no dia 22 de março por uma comissão composta por representantes do Governo do Estado – que apóia o projeto através do Faz Cultura e das Secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia. O resultado será divulgado no site www.cidadebaianadacultura.com.br.
O Concurso Cidade Baiana da Cultura 2010 visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização e promoção do seu patrimônio e diversidade cultural. O município eleito ganha visibilidade através da divulgação de seus atrativos culturais e turísticos, atrai investimentos públicos e privados nos setores de turismo e serviços, conta com o apoio da Gtrês na assessoria e captação de recursos para a montagem de uma programação cultural em 2010, além de outros benefícios.
Além de Amargosa, concorrem ao título as cidades de Cachoeira, Rio de Contas, Itaparica, Santo Amaro, Cabaceiras do Paraguaçu, Serrinha, São Francisco do Conde, Jacobina, Sapeaçu, Seabra, Ilhéus, Itabuna, Maetinga e Jequié.
Estamos na torcida pelo Nosso Pedacinho de Brasil!

Fonte: Site do Município de Amargosa. 

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Culturas Populares - Vale do Jiquiriçá - BA.

Grupos de ternos de reis de Maracás fazem apresentação no Pelourinho
Convidados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), dois grupos de ternos de reis da cidade de Maracás estiveram presentes, dia 27 de outubro, no Encontro Com As Culturas Populares e Identitárias.
A cidade de Maracás é conhecida pelo vigor das suas manifestações culturais. No campo das culturas populares, destacam-se os grupos tradicionais de ternos de reis. São mais de 10 grupos distribuídos pela sede e zona rural do município. Apoiados pelo Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá e pelo Departamento de Cultura da prefeitura municipal, os grupos têm participado de eventos importantes e já influenciam crianças e jovens que estão formando novos grupos.
No último dia 27 de setembro, os grupos Terno de Reis Água Verde, da comunidade rural de mesmo nome, e Terno de Reis Vitória, do bairro do Maracasinho, na sede, estiveram presentes no Encontro Com As Culturas Populares e Identitárias, realizado pela Secretaria de cultura da Bahia, através do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, dentre os dias 23 e 29.
Os grupos tiveram total apoio da Secult, do Ponto de Cultura Acordes do jiquiriçá e da Secretaria Municipal de Educação de Maracás – Semec. Foram acompanhados das professoras Anete e Josi, as quais deram atenção integral ao grupo antes, durante e após o evento.
“Foi o dia mais feliz do meu terno. De por mim, a gente ficava ali sambando até o outro dia”, disse o senhor João “Grande”, coordenador do Terno de Reis Água Verde.
A Diretoria de Cultura de Maracás agradece a parabeniza a Secult por mais este grande feito.

Redação: Edmar Vieira