quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Artista Regivânio Cerqueira - Itiruçu - Vale do Jiquiriçá - BA.

Professor e artesão, nascido numa pequena cidade do interior baiano, Itiruçu.
Nas horas vagas usa seu tempo na confecção de produtos artesanais.
O artista já foi tema de entrevista no programa na Carona da Tv Sudoeste - Afiliada a Globo.
 Suas cabaças viraram tema do São Pedro da cidade.

Contatos: 73 - 3538 1694

O que tem haver Lajedo do Tabocal com o doutor Antenor ? - Vale do Jiquiriçá - BA.

          O que tem haver Lajedo do Tabocal com o doutor Antenor ?
Dr. Antenor é a maior referência médica de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e região. Mesmo tendo nos deixado, a 40 anos, em 1971, a população de Tiririca( ITIRUÇÚ) e Lajedo do Tabocal não o esquece.
Profissional dedicado totalmente ao trabalho, nunca se meteu em política partidária, apesar de ser convocado insistentemente por todos os partidos de Itiruçú. Entendia ele, com razão, que a política partidária divide a sociedade em opiniões contraditórias, e neste contexto, o profissional da saúde ficaria impedido de dedicar-se intensamente. 
A medicina de Dr. Antenor era um sacerdócio. Assim como os padres não se casam para a dedicação total à religião.
A sua abnegação pelo trabalho levava-o aos mais distantes pontos da região para atender os enfermos. Transportava-o um jipe 1954. No final da sua vida, tinha uma Rural Willys. O seu motorista predileto era Luiz Gomes. Viajava até Iramaia e Machado Portela, passando por Maracás, Lajedo do Tabocal, Pé de Serra, Gavião, Capivaras e toda esta caatinga de Meu Deus, parando de casa em casa. Receitando, fazendo partos e tudo mais que se exige de um profissional da medicina. Os recursos da época eram... nenhum! Recorria à sua sabedoria e intuição para tomada de decisões, nem sempre fáceis, pois lidava com a vida humana.
Amigo de todos, tinha uma predileção especial pelos pobres, sem nenhuma demagogia. Visitava os lares mais humildes para almoçar, jantar ou fazer qualquer refeição.
Quando a parturiente era uma pessoa pobre ele levava um pedaço de carne e alguém da família assava-a, no espeto, em um fogão a lenha, para que ele ficasse comendo e tomando uns aperitivos até que a criança nascesse.
Batizou incontáveis crianças na região. 
Em 1971 morreu pobre, na visão capitalista. Para ele, na sua visão, ele era um rico. Rico de amizades. Rico porque cumpria a sua missão com sucesso. Rico porque todos o consideravam um grande homem.Lajedo do Tabocal assim como Itiruçú e Região jamais esquecerá esse grande homem, e em sua homenagem  o nosso Posto Municipal recebeu o seu nome, PSF DOUTOR ANTENOR RODRIGUES COSTA, "o doutor das mazelas sociais",uma homenagem de Lajedo do Tabocal à um dos Homens mais generoso de todos os tempos.

fonte: fazendatiririca.blogspot.com