quarta-feira, 25 de maio de 2011

Trio Zabumbaia participa do encontro que reuniu sanfoneiros de Jequié e região no domingo, 29


A Orquestra Sanfônica de Aracaju que se apresentou no São de Jequié em 2010 é das mais autênticas representações do instrumento no Nordeste
O cantor, compositor, músico e radialista João Mendes, está coordenando para realização no próximo domingo (29) a partir das 19h, na Praça Ruy Barbosa, o I Festival Regional da Sanfona, contando com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e, apontado  como “O Grito do São João 2011”. Mendes que  se encontra em fase de estruturação da Fundação Radialista João Mendes, através da qual sonha em criar uma escola pública de música em Jequié, revelou em entrevista ao Jequié Repórter, que a proposta do Festival, foi inspirada na sua participação, juntamente com ambientalista e jornalista Domingos Ailton,  em 2009, no Festival Internacional da Sanfona,  que acontece anualmente na cidade de Juazeiro, na Bahia, onde ele pode assistir as presenças de grandes sanfoneiros daquela região e de outras partes do Brasil. Mendes considera  que a região de Jequié,  conta com um número razoável de músicos desse instrumento, citando como exemplos Claudinho dos Oito Baixos, Tribuna,  Tingo do Acordeon, Dedé da Paraíba, Dr. Lourival de Jaguaquara, Déo do Acordeon, e o Trio Zabumbaia, dentre muitos outros. 
Essa primeira edição do Festival Regional de Sanfona em Jequié, estará homenageando a memória do músico e sanfoneiro Moisés, que  durante muito tempo fez sucesso com a sua banda animando forrós em Jequié e toda a região.
Trio Zabumbaia parceira do Território vizinho. 
Val de  Manoel Vitorino, assim como é conhecido,  participou do encontro de Sanfoneiros, representando o seu “Trio Zabumbaia”. O Território do Vale do Jiquiriçá fica alegre de ter como parceiro o Trio Zabumbaia, que vem levando à sério a tradição da música de Sanfona. Com certeza este trio é prova que a música de raiz não pode acabar e que as grandes mídias não podem apagar o brilho do autêntico “Forró de Pé de Serra". Val, você e sua família de forrozeiros, já conquistaram o coração do povo deste Território. Sei que muitos frutos tiraremos com esta nossa parceira: “Território x Triozabumbaia.
Parabéns, amigos!!!  



+ Mais...

Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. 
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br


Do Coordenador do Blog do Território - Nadoautodidata Promovendo Cultura.