quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carnaval dos Carnavais - Jiquiriçá - Vale do Jiquiriçá - BA


                                                                       Dê um click  no cartaz.
Sabia.....
Janeiro: Festa do Senhor do Bonfim . Principal evento do município festejando o padroeiro local e atraindo visitantes de localidades vizinhas. No lado religioso, há o novenário, missa solene e procissão. Na parte profana, destacam-se a feira chique ( venda de produtos diversos), o leilão e o bingo. Data – 06/01 Local- Mercado Municipal Organização- diocese Lavagem da Igreja Do Senhor do Bomfim É organizada pela comunidade católica.
Fevereiro ou Março: Carnaval. A manifestação carnavalesca de jiquiriçá é uma mistura de carnaval com São João, realizando-se o Carnaforró. Apesar disso, jiquiriçá ainda guarda o carnaval de época, com muitos mascarados e alegria, na maioria das vezes ingênua e pura. O carnaval é ideal para toda a família. Data – ( fevereiro ou Março) Local – Praça Dom Florêncio Organização – Prefeitura de Jiquiriçá
Grito de carnaval Acontece geralmente uma semana antes do carnaval.
Março ou Abril Festejos da Semana Santa Missa do lava Pés ( Quinta-Feira Maior ) Via Sacra ao alvorecer ( Sexta-Feira Santa ) com encenação da Via Crucies. Procissão do Senhor Morto ( Sexta-Feira Santa ) Ceia em família na ( Sexta-Feira Santa )
Maio Festa em 13 de Maio Esta festa também é realizada em comemoração ao aniversário da rua. Data – 13 de Maio Local – rua 13 de Maio Organização – Prefeitura e moradores.
Junho Santo Antônio As pessoas de nome Antônio, que fazem aniversário no dia ou que tem promessas, acendem fogueira em homenagem ao Santo. Reunindo amigos em suas casas.

Fonte: Departamento de Cultura  -  Jiquiriçá e  ecoviagem