segunda-feira, 30 de maio de 2011

Cine Arte - Edição Especial - Povoado de Santa Terezinha - Vale do Jiquiriçá.


Mãe(Gó), Edivaldo(Didi) e Manoel Violeiro
O dia 27 de maio ficará marcado para sempre em nossa memória. Repetindo a façanha que fizemos no Povoado do Santo André, agora foi a vez do Povoado de Santa Terezinha “Campinhos” . Logo que chegamos fomos direto para a casa de Mãe”Gó” nome que carinhosamente a comunidade a conhece. A  mesma também é a mãe de nosso Diretor de Cultura – Edivaldo Gonçalves Costa (Didi), Mãe “Gó” além de nos ofertar um delicioso banquete, contou várias histórias do seu tempo, recheadas de vários elementos folclóricos, como o cocodia, caboclo (nome empregado aos índios que viveram nesta região).  A mesma lembra das panelas e outros utensílios  que foram encontrados, com certeza registro muito importante dos antigos moradores daquela época.
Marcos.
 Logo no começo da tarde, fizemos um giro pelo Povoado, no intuito de visitar as pessoas da comunidade e lembrá-los do evento. Logo mais à tarde passamos em frente de um bar,onde tinha um terreiro de mamonas secando, cena que já faz muito tempo que não tinha visto. Marcos, que está na foto, fala com muito orgulho que as mamonas são produzidas no assentamento, onde os mesmos plantam abóboras, milho, feijão de corda e muito mais. E o giro pelo Povoado continua. Visitamos o sanfoneiro Joel – artista fabuloso, o Diretor Iran, Diogo, no Infocentro, o professor Miguel, dentre outras pessoas.
Sanfoneiro Joel, Manoel Violeiro e Fábio Mendes.
- Ao término das visitas, à comunidade, o som do Evento “Cine Arte” estava chegando, e, junto com ele, Paulo Roberto, Antônio Cerqueira (Tonga) e o motorista Josildo Morbeck. Ao findar da tarde começaram os preparativos para mais um “Cine Arte”, Projeto da Prefeitura Municipal que tem como objetivo levar cinema às comunidades, tanto da Sede como da Zona rural.
Comunidade compareceu em massa.
No começo da noite, o Diretor de Cultura Edivaldo Gonçalves Costa (Didi) agradeceu a presença da comunidade, que apareceu em massa. Dando início à noite cultural, Manoel Violeiro, Fábio Mendes e Ariosvaldo fizeram um momento musical, agradando e encantando a todos. Logo em seguida o Diretor Iran falou para o público, agradecendo a participação dos alunos no Projeto “Cine Arte”, seguido do professor Miguel que também fez seu pronunciamento.  
Coral Estrela da Manha.
Para alegrar ainda mais o público, o Coral composto por alunos da Escola Manoel Castor Braga emocionou a platéia. Com a palavra, duas crianças do Coral, agradeceram a seus pais e a Escola por se orgulharem deles. A noite estava muito proveitosa. 
Grupo de Cordel - Flor de Mandacaru.
Agora era a vez do Grupo de Cordel – Flor de Mandacaru se apresentar. Todos ficaram boquiabertos  diante da magnífica apresentação. Quando o Diretor de Cultura anunciou o Cordelista Albino Cardoso a platéia pôde ver e ouvir de perto o Cordelista que é marca registrada nos eventos do Município. 
Poeta e Cordelista - Albino Cardoso.
 Para fechar com chave de ouro, aconteceu a exibição do filme Abril Despedaçado. O mesmo emocionou o público, que ficou atento à apresentação.  Logo em seguida o Professor Ariosvaldo, fez um breve comentário a cerca do filme que foi ali assistido e em seguida o Diretor de Cultura agradeceu ao público presente pela maravilhosa noite que vivenciamos.

Matéria: Nadoautodidata
Revisado por: Zene Almeida