quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Projeto Pila do Pilão - Lafaiete Coutinho - BA


O projeto Pila do Pilão tem como base a realização de oficinas artísticas da História, canto de chulas e do manejo da “mão” do pilão na zona urbana e rural com intuito de manter essa tradição popular e realizar apresentações culturais em praça publica, além de incentivar a criação de novos grupos dessa manifestação da cultura popular. O projeto irá registrar e divulgar esse folguedo nas escolas, valorizando assim o trabalho dos mestres populares, sensibilizando e capacitando adultos, jovens e crianças para que esses compreendam  a  necessidade  de preservar essa rica expressão da cultura espontânea. Uma vez que, devido à influência da cultura de massa, expressões da Cultura Popular de tradição oral como essa da Pila do Pilão são pouco valorizada, daí a necessidade de oficinas de saberes populares, do registro e divulgação junto às escolas do município e instituições culturais da região para que assim, possa incentivar a formação de novos grupos e valorizar o trabalho junto aos mestres populares.
A Pila do Pilão (representação de uma frente de trabalho) é uma das manifestações culturais da cultura popular mais antiga da região de Lafaiete Coutinho, município que faz parte do Território do Vale do Jiquiriçá. Essa manifestação reporta-se ao adjutório ou mutirão onde um grupo de populares se reunia para pilar café enquanto cantava cantos populares denominados de chulas. A encenação que é feita para recordar a época dos cantos de trabalho, envolve cerca de 12 homens ou mulheres pilando café em um pilão de três bocas  ao mesmo tempo num só ritmo, cantando alegremente.
Este projeto é apoiado financeiramente através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Recebe também o apoio da Prefeitura Municipal de Lafaiete Coutinho, Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Diretoria de Cultura e CRAS. É Coordenado por Rejane Menezes Santos e Produção de Edilza Santana 

Fonte: Departamento de Cultura de Lafaiete Coutinho - BA.