quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Anilson Borges dos Santos - escultor - Vale do Jiquiriçá - BA

Comecei a esculpir dinossauros em 1995,  depois de assistir ao filme Jurassic Park.  A primeira peça que fiz foi um Tyrannosaurus rex de 40cm, não usei nenhuma referência científica para fazê-lo, ao contrário dos que faço hoje: utilizo referências como desenhos e fotos dos esqueletos.
Nos anos seguintes, me dediquei mais às esculturas, seguindo os dados científicos, as referências e representações de outros artistas como base.
No ano 2000, trabalhei com o amigo Genival Alves para realizar a primeira exposição, no Shopping Iguatemi, em Salvador, com 13 peças, duas em tamanho real, um Velociraptor(tamanho baseado no filme Jurassic Park) e um Protoceratops.
Uma das peças da expo, um Dilophosaurus (representação artística do Dino do Jurassic Park) de 2,20cm não foi apresentada porque, segundo a responsável pelo local poderia “assustar” as crianças, então ficamos com 12 peças. 
     
 Eu trabalhando no Carnotaurus sastrei 
A maior peça que fizemos foi um dinossauro carnívoro de 5 metros de comprimento, em 15 dias.

Conseguimos vários contatos para outras exposições, inclusive com um museu de Uberaba, Museu de História Natural Wilson Estevanovick, ao qual doamos uma peça antiga, um Allosaurus

Exposições:

Shopping Iguatemi – Salvador – Bahia, em 2000, na semana Do Meio Ambiente

Biblioteca Central, Nos Barris em Salvador, em parceria com o Museu de História Natural Wilson Estevanovick

Shopping Iguatemi – Feira de Santana – Bahia, em 2002, na semana Do Meio Ambiente
 

Nome Completo: Anilson Borges dos Santos