quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

LAFAIETE COUTINHO FAZ A FESTA DE REIS EM JEQUIÉ - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA.

Povo acompanha o terno de reis na praça Rui Barbosa. Foto: PMJ
Povo acompanha o terno de reis na praça Rui Barbosa.

A prefeitura da cidade de Lafaiete Coutinho, com 4.500 habitantes,  mostrou grandeza na noite desta quinta-feira (6), ao dar apoio a um grupo de terno de reis que se deslocou do município para fazer uma apresentação em Jequié, no dia de Santo Reis.
Ao contrário de Jequié, uma cidade com 152 mil habitantes e uma arrecadação municipal bem superior à da vizinha cidade, a diretoria de cultura conta total apoio do prefeito Zenildo Brandão (PMDB), “Zé Cocá”, para o encontro de terno de reis que vai acontecer ainda neste mês de janeiro.
Quando chegou à praça, às 19h40, o grupo de reis de Lafaiete, da região de Três Morros, atraiu a atenção das centenas de pessoas que estavam no local. Muitas, inclusive, formaram um cortejo ao acompanhar a evolução do bumba-meu-boi, da personagem “Maria Teresa”, a música dos cantadores e o ritmo típico dos instrumentos musicais, como a gaita, o triângulo, o tambor e outros.
Apesar de Jequié ter uma rica tradição de grupos de ternos de reis, que realizam um encontro anual, os organizadores do evento não conseguiram apoio da prefeitura para realizar o evento neste ano de 2011, conforme denunciou o professor Domingos Aílton. Mesmo assim, As Pastorinhas, uma organização de terno de reis da cidade, também compareceu à praça para levar a alegria e divulgar esta manifestação da cultura popular que ainda não é valorizada devidamente pelo poder público local.
Apenas para se ter uma idéia do quanto o governo municipal de Jequié está atrasado no quesito apoio à cultura popular, na cidade de Vitória da Conquista as folias de reis fazem parte da programação oficial do Natal. Portanto, ao fazer a festa de reis na “Cidade Sol”, Lafaiete Coutinho está contribuindo para acordar os insensíveis.
Autor: Gidasio Silva.