quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

CRAVOLÂNDIA: A história de uma cidade aconchego - CRAVOLÂNDIA EM FOCO





Cravolândia é um povoado que primeiramente pertenceu ao município de Jequiriça e, logo depois, passou a pertencer a Santa Inês. Localizada na região do Caminho de Jiquiriçá, entre os municípios de Santa Inês e Itaquara, Cravolândia foi emancipada em 1962 e sua história está diretamente ligada ao cultivo do Café Cravo, nos anos 50 do século passado. Produto de exportação, da fazenda Palestina, de propriedade do deputado estadual e empresário, Mário da Silva Cravo, pai do escultor Mário Cravo Filho e avô do fotógrafo Mário Cravo Neto, famosos por retratar a Bahia em suas obras. O nome Cravolândia é uma homenagem ao empresário, Mário da Silva Cravo, que também foi o primeiro prefeito da cidade. Antes, a localidade era conhecida como “ Olhos D´Água do Carrasco”, nome que foi provavelmente colocado pelos tropeiros que paravam para beber água, negada pelo dono da área e “ Igatiquira”, nome indígena que, dizem os moradores da cidade, significar “onça pequena” Em 8 de dezembro de 1961, foi feito um plebiscito para a emancipação política de Cravolândia. Este dia ficou conhecido como o “Dia de Sim”. Em 16 de julho de 1962, a emancipação política foi oficializada. O povoado foi elevado à categoria de município com a denominação de Cravolândia, pela Lei Estadual nº 1714, de 16/07/1962.
Na década de 1960, o município chegou a ser grande produtor de café. Ocorreram pragas, o plantio foi erradicado, sendo retomado nos anos 70, mas não com a mesma força. Sua população estimada entre 5.145 habitantes. Dentre as festas típicas, destaca-se a de São João, com muito forró e comidas típicas. Em agosto, as festa de Bom Jesus da Lapa e São Roque são marcadas por missas solenes, lavagem, grupos folclóricos e muitas baianas que marcam essas festas tradicionais. Na paisagem local, encontra-se a bela Cachoeira do Inferno, formada pelo Rio Tesouras.


Mario Da Silva Cravo fazia parte da Câmara dos Deputados (1951-1955; 1959-1963) quando aproveitou para criar o município de Cravolândia, e foi eleito o primeiro Prefeito  fundando escolas  públicas e um ginásio; construiu estradas, fez calçamento em várias ruas; colocou água encanada nas  casas, banheiros públicos, parque infantil, biblioteca, um campo de esportes e outras obras  necessárias a formação de uma cidade. Mário Cravo, enquanto prefeito, não recebia os subsídios de cargo, empregava grandes valores de seus haveres e fazia doações de terras para a Prefeitura Municipal...
                                                                                                                   MARIO DA SILVA CRAVO (1896-1986)"Um homem de valores"


Veja mais em http://cravolandiaemfoco2013.blogspot.com.br/