terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Prefeitura de Amargosa inaugura decoração do Natal da Paz - Vale do Jiquiriçá - BA.


A Prefeitura Municipal de Amargosa inaugurou nesse último dia 17 de dezembro a decoração oficial do Natal 2010. Mais de 10 mil lâmpadas enfeitam a Praça Lourival Monte, encantando a todos que visitam o local. O tema da festa é “Natal da Paz”.
Esse ano, o Trenó de Papai Noel, guiado por seis (6) renas, está localizado em cima do Coreto, dando a idéia de que Papai Noel está voando. As renas do trenó se movimentam. O presépio em tamanho real, com os três reis magos e seus camelos ganharam mais cores. Também faz parte da decoração uma árvore de natal de 13 metros. A decoração é toda mesclada com malha branca, metalacê e lâmpadas natalinas.
De acordo com a Secretária de Cultura Dila Lomanto o tema escolhido desse ano é um modo da sociedade dizer não ao crescimento da violência e da criminalidade. “O natal é uma festa que reflete a constante busca do ser humano pela paz e pelo fortalecimento de uma corrente do bem. Por isso, vamos festejar a paz, a tranqüilidade, fortalecer uma corrente do bem e aproveitar a época de Natal para consagrarmos tudo o que Nosso Senhor pregou”, explica
 
 
Redação :
 
 
Paulo Rocha
..............................................
Assessor Especial
paulorocha@amargosa.ba.gov.br
Prefeitura Municipal de Amargosa
Meu Pedacinho de Brasil

A I homenagem ao Rei do Baião “Luiz Gonzaga” foi um sucesso - Vale do Jiquiriçá - Planaltino-Ba


A I homenagem ao Rei do Baião “Luiz Gonzaga” foi um sucesso. O público compareceu em massa: Idosos, jovens e crianças deram um toque especial ao evento. Ouvi alguns idosos comentarem que conheciam um pouco de Luiz Gonzaga, mas com a fala de Zene e, logo em seguida, Edmar Vieira, vários outros aspectos foram esclarecidos sobre a vida do Rei do Baião. As pessoas da comunidade ficaram surpresas quando se depararam com a casa de taipa, potes, ferro de passar do tempo das antigas, rodas de casa de farinha e, ainda, um boi feito de compensando que deu um charme todo
especial ao cenário. Nem bem a noite começava, e o público se deparava com várias atrações: O grupo renascer, por exemplo, deixando tudo mais belo, recitou versos das músicas do Rei do Baião. O Poeta Albino Cardoso e Angelita, apresentram um cordel retirado da música triste partida, do compositor Patativa do Assaré que foi regravada pelo Velho Lua como era chamado.
Poeta Albino Cardoso e Angelita.
A noite estava ficando pequena à medida que as atrações eram anunciadas. O público ficou bastante animado no momento que foi anunciado o Terno de Reis “Canto da Siriema”. Os mesmos interpretaram a música Asa Branca, a Volta da Asa Branca, e outras que fazem parte do seu repertório.
Terno de Reis Canto da Siriema

Ainda tivemos a Dramatização da Música Xote das Meninas, executada pela Cantora Zene Almeida, e esta encenação deixou a noite mais animada e descontraída.
Grupo Renascer.
O músico, comerciante e artesão Dionato Galvão fez sua apresentação, interpretando quatro músicas e, ainda cantando uma paródia de sua autoria. Logo em seguida vários outros artistas locais, como: Renildo Cardozo, Ary, Denise, Cleto, Joeli, Fábio Mendes com Manoel da Viola, Netinho e Edson, Dionizio, Noemi Luz  prestaram suas homenagens ao Rei do Baião. Para fechar com chave de ouro, a Banda Forrozão Nagalera fez a platéia arrastar o chinelo e se divertir à beça.

A comissão do Canta Luiz agradece à todos que, direta ou indiretamente contribuíram
para a realização do evento.

Nadoautodidata

Coordenador do Projeto,