segunda-feira, 14 de maio de 2012

Literatura do Vale do Jiquiriçá.


PROJETO “PALAVRA DE POETA” RECITOU OS VERSOS DOS POETAS RAIMUNDO GADELHA E MARTHA GALRÃO


Poetas José Inácio, Martha Galrão, Raimundo Gadelha e equipe de Planaltino
Grupo de Recital Renascer mais uma vez deu um SHOW

A tarde do último sábado (12/05) em Planaltino foi marcada por muita arte com mais uma Edição do Projeto “Palavra de Poeta”, que desta vez contou com os versos dos poetas Raimundo Gadelha e Martha Galrão.
Desta vez o projeto foi realizado no Espaço de Eventos da Feira Livre, no centro de cidade. Os Grupos de Recitais “CONCRIZ” de Maracás e RENASCER de Planaltino emocionaram o publico presente ao recitarem os versos dos poetas.
O Projeto, realizado pela Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, tem como Curador o Poeta José Inácio Vieira Melo, e tem como um dos seus objetivos, permitir a comunidade acesso a arte poética, estimulando crianças, jovens, adultos e Idosos a se lançarem nessa arte.
Nesta Edição, o Projeto teve a participação especial do Grupo “Madeira que cupim não rói” da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também a apresentação musical de Léia, Naara e Gabriel.
 Naara, Leía e Gabriel na abertura do evento
 Grupo "Madeira que cupim não rói"
 Grupo de Recital "Concriz", da cidade irmã Maracás

O POETA E A POETISA

Raimundo Gadelha é natural da Paraíba, é escritor, fotógrafo e editor formado em Publicidade e Jornalismo pela UFPA. Sua literatura abrange o romance, o conto, o teatro e a poesia. Já publicou 16 livros, sendo o livros de poesia “Dez íntimos fragmentos do indecifrável mistério” o mais recente.
Martha Galrão é nascida na Bahia,  poeta, psicóloga, educadora e estudante de Letras. Tem participação em três coletâneas e lançou em 2011 seu primeiro livro individual, “A Chuva de Maria”, pela Editora Kalango.

Fonte: educaplanaltino

Literatura do Vale do Jiquiriçá.


Literatura


Projeto Uma Prosa Sobre Versos traz uma nova dupla de poetas
 Atividade literária  promovida pela Prefeitura de Maracás / Semec / Diretoria de Cultura contou com a presença dos poetas Raimundo Gadelha e Martha Galrão

Na última sexta-feira, 11 de maio aconteceu a 2ª noite literária do 5º ano do projeto Uma Prosa Sobre Versos. O evento contou com a participação do escritor paraibano, formado em Publicidade e em Jornalismo, Raimundo Gadelha, e a baiana Martha Galrão, psicóloga, educadora e estudante de Letras.
A abertura se deu com refinado momento musical pela dupla Fêu e Fábio Mendes. Em seguida, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, saudou a plateia, os grupos artísticos presentes e os poetas da noite e falou da alegria de ver aquele projeto em sua 5ª edição.

Depois, o Grupo Renascer, da cidade de Planaltino, apresentou um recital poético com poemas selecionados de Martha, que, emocionada, elogiou a iniciativa do grupo e parabenizou o projeto cultural e educativo.

Após as palavras de Martha, foi convidado o Grupo Concriz para recitar poemas de Raimundo Gadelha. A plateia vibrou com uma das mais belas performances do Concriz, com duração de quarenta minutos e com mudanças consideráveis na dinâmica de apresentação dos recitadores. O grupo estreava também o novo uniforme.

Convidado a falar no palco, o poeta e diretor da Escrituras Editora falou comovido sobre os grupos de recitadores, a importância do trabalho desenvolvido e aplaudiu as cidade de Maracás e Planaltino por estarem investindo em atividades de formação de cidadãos. E afirmou que em todo o país há muito poucas iniciativas iguais a que ora presenciava.
Para a famosa prosa sobre versos, foi convidado o poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo, que promoveu um bate-papo descontraído com os escritores sobre a arte poética, livros publicados e trivialidades.

Ao final do evento, os grupos Renascer e Concriz, ao lado do Edmar, José Inácio e os poetas  convidados, recitaram o poema Canção depois de tanto, do baiano Ruy Espinheira Filho, que ali esteve na edição 2009.

Após a espetacular noite em celebração à palavra poética, o momento de confraternização, de praxe, na pizzaria O Rei da Pizza.

100 livros para o Grupo Concriz e o Grupo Renascer
No dia seguinte, na cidade de Planaltino, acnteceu o projeto Palavra de Poeta, com os mesmos escritores e formatação parecida com o do Uma Prosa Sobre Versos. Ao final do evento, num gesto nobre de valorização do trabaho daqueles jovens, Raimundo Gadelha fez uma doação de cem livros de poesia da Escrituras Editora para os pontos de leitura dos grupos de recitadores. O povo aplaudiu, de pé, o gesto nobre do escritor.
Fonte: Diretoria de Cultura - Maracás.