terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PLANALTINO: I MOSTRA DE ARTE – RELEITURA DE ROMERO BRITTO - VALE DO JIQUIRIÇÁ -BA



Grupo de Recital Renascer realizou a abertura do evento

O Colégio Municipal Isaura Couto da Silva, localizado na cidade de Planaltino/Bahia, realizou nos últimos dia 3 e 4 de dezembro a “I Mostra de Arte – Releitura de Romero Britto”. O evento aconteceu no Clube Social da cidade e foi aberto a participação de toda a população. Além da exposição de Releitura da Obras de Romero Britto pintadas por estudantes das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental, a comunidade pode apreciar exposição de poemas produzidos pelos estudantes. O evento também contou com a apresentação do Grupo de Recital Renascer e durante a exposição música brasileira ao som de voz e violão.
Releituras produzidas pelos estudantes encantaram o público presente

Mas sem dúvida a atração principal foram as Releituras de Romero Britto. O trabalho coordenado pela Profa. Sonilza Nara Sales Vieira teve incício no segundo semestre de 2010, com o estudo da vida e obra do autor Romero Britto. O próximo passo foi a pintura pelos alunos da obra de Britto. Uma releitura muito prazerosa que contou com a dedicação dos estudantes, que em turno oporto ao da aula, frequentaram o Colégio para realizar a Releitura.
Profa. Sonilza Nara foi a coordenadora do Projeto


Biografia: Romero Britto nasceu em Pernambuco (Recife) em 6 de Outubro de 1963 e já aos 8 anos começou a mostrar interesse e talento pelas artes. Tornou-se conhecido através de uma campanha publicitária e aos 14 anos fez sua primeira exibição pública e vendeu seu primeiro quadro para a OEA (Organização dos Estados Americanos). Frequentou escolas públicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e aos 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Viajou para a Europa para visitar lugares novos e ver a arte que só conhecia nos livros. Durante um ano pintou e exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros. Quando retornou ao Brasil, seu desejo de ter contato com o mundo ficou ainda mais forte, queria continuar a viajar e mostrar sua arte. Com isso, desistiu do curso de Direito e decidiu ir visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês nos Estados Unidos. Trabalhou como atendente em lanchonete e lava - rápido, como ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse percurso, ele fez muitas amizades e através desses amigos conheceu Cheryl Ann com quem se casou e teve um filho, Brendan Britto. Durante o processo de busca de uma galeria onde pudesse expor sua arte, Romero Britto começou a mostrar seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Flórida. Depois chegou até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, também na Flórida. Foi nessa galeria que Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos a entusiastas da arte do mundo inteiro.
Cerca de 1.000 pessoas da comunidade visitaram I Mostra de Arte


Redação: Renê Silva  -  www.educaplanaltino.blogspot.com.

VI Encontro de Dirigentes de Cultura e Coordenadores de Pontos de Cultura - Vale do Jiquiriça - Ba


  Nesta quinta-feira, 09 de dezembro, dirigentes de cultura e digirentes de pontos de cultura do Vale do Jiquiriçá estarão reunidos na cidade de Elísio Medrado, uma das cidades integrantes do território de identidade.