terça-feira, 24 de maio de 2011

São Miguel das Matas sedia o X ENCONTRO DE DIRIGENTES DE CULTURA E COORDENADORES DE PONTOS DE CULTURA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ .


FORUM DE DIRIGENTES DE CULTURA DO VALE DO JIQUIRIÇÁ
.

Nesta segunda-feira, 23 de maio, realizou-se na cidade de São Miguel das Matas o X encontro dos dirigentes de cultura e dos coordenadores de pontos de cultura do território, a fim de debater temas importantes para a gestão cultural. O Fórum de Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá se reúne mensalmente, com agenda alinhada com o Educavale - outro fórum formado por secretários de Educação do mesmo território de identidade.
A abertura se deu no Clube Municipal, com a presença de gestores da Educação e da Cultura, representante da Direc 13, representantes do Legeislativo e Executivo local, artistas e professores, além da mobilizadora cultural Ana Rita Matos, voluntária do fórum e ex-Representante Territorial da Secult.
Iniciou-se com uma magnífica apresentação teatral do Grupo Nós, com texto sóbrio, mesclando trechos de poemas e citações de autores diversos.
Em seguida, os dirigentes culturais se reuniram em uma sala do CRAS, onde trataram dos temas a seguir: representação territorial via Secult; realização de conferências municipais seguindo uma formatação definida pelo fórum; participação no V Encontro de Dirigentes de Cultura do Estado da Bahia, que acontecerá em julho, na cidade de Ipirá; resultados da participação da cultura na construção do PPA Participativo no território, onde foram alocadas todas as proposições elaboradas no encontro que aconteceu no mês anterior, em Cravolândia. Foi tomada também uma decisão importante para o grupo, que foi a transformação do fórum em associação cultural formada por dirigentes, coordenadores de pontos de cultura, artistas, agentes culturais diversos e simpatizantes. A eleição da Diretoria e do Conselho Fiscal ocorrerá no dia 15 de junho, na cidade de Maracás.
Após uma deliciosa e farta refeção promovida pela Secretaria de Educação de São Miguel das Matas, o grupo se reuniu novamente, desta vez para tratar da criação dos sistemas de cultura de cada município. Com uma sequência de mais de 50 slides montados de forma bastante didática e funcional, Ana Rita apresentou um passo-a-passo para que todos os dirigentes pudessem iniciar a criação de elementos do sistema em seus municípios, partindo preferencialmente pela formação do Conselho Municipal de Cultura.

Clima de alegria: animados, membros do fórum propõem a criação de uma entidade com personalidade jurídica que venha a representar dirigentes, artistas e agitadores culturais


O X Encontro foi muito proveitoso e alegre, afastando a lembrança da tristeza e do mal-estar provocado pelo superintendente de cultura do estado no encontro anterior.

Fonte: 
+ Mais...
Conheça um pouco mais sobre o Município de São Miguel das Matas - BA.