segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Conferência Territorial de Juventude, em Amargosa - Vale do Jiquiriçá - BA.



No último sábado, 01/10/2011, aconteceu a Conferência Territorial de Juventude na cidade de Amargosa, na Escola Pedro Calmon, das 8h às 17h. Essa Conferência contemplou todo o Vale do Jequiriçá. 

A Conferência teve em sua abertura duas apresentações culturais: samba de roda, com mulheres e crianças de Amargosa,  e uma belíssima peça teatral intitulada  “Construir direitos, desenvolver o Brasil e a Bahia”, com dois atores de Salvador, contemplando o tema geral e os subtemas da Conferência. “Foi simplesmente perfeito, interativo e envolvente” afirma Marla Cristina.

Após as apresentações culturais, foi feita a mesa de abertura composta pela Presidente do Conselho de Juventude de Amargosa, Prefeito Municipal, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores e dois representantes da Coordenação estadual de Juventude da Bahia. Todos fizeram uso da palavra, dando Boas Vindas, desejando um bom trabalho e falando um pouco sobre a Conferência.
Ao desfazer a mesa, os Grupos de Trabalho foram formados: GT1 – Emancipação e autonomia juvenil – educação. GT2 – Emancipação – trabalho, emprego e renda. GT3 – Bem-estar juvenil – saúde e vida segura. GT4 – Bem-estar juvenil – desporto, lazer e meio ambiente. GT5 – Desenvolvimento da Cidadania e organização juvenil. GT6 – Apoio à criatividade juvenil – produção cultural e acesso aos bens da cultura; desenvolvimento tecnológico e comunicação. GT7 – Do reconhecimento à diversidade – negros e negras. GT8 – Do reconhecimento à diversidade – LGBT. GT9 – Do reconhecimento à diversidade – mulheres; jovens em conflito com a lei; e jovens com deficiência. GT10 – Do reconhecimento à diversidade – indígena e rural.
Os Grupos iniciaram as discussões pela manhã, e à tarde trabalharam o Plano Estadual de Juventude, elegendo 05 prioridades dentro das ações programáticas de cada capítulo do Plano Estadual, elaborado na 1ª Conferência de Juventude, em 2008.

Em cada Grupo foi feita a eleição para delegados da Conferência Estadual e para um candidato a delegado da Conferência Nacional. Então, voltando à Plenária geral, foram apresentadas as prioridades eleitas por cada grupo, apresentados os delegados da Conferência Estadual, bem como foi feita a eleição para delegado da Conferência Nacional, sendo eleito um jovem de Amargosa.
Candidato Eleito para a Nacional

Assim, confirma-se a importância da participação ativa dos jovens em espaços como esse, nos quais as políticas públicas são traçadas e discutidas a partir da realidade de cada município.


Fonte: Marla Cristina - CRAS - Planaltino.