quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Giro Cultural pelo Povoado da Angélica - Planaltino - BA.


Nesta manhã de Quinta-feira, visitamos o Povodo da Angélica com o objetivo de Encontrar os integrantes do Terno de Reis e  buscar os ossos da Preguiça Gigante, que foi encontrados na Fazenda do Vereador Rener. A nossa intenção é fazer um levantamento da real situação que se encontra o Terno de Reis do Povoado e juntos buscarmos o caminho para fazer com o que o Terno de Reis da Angélica volte a cantar e encantar no nosso Município e garantir a sua presença nos intercâmbios entre as Cidades visinhas. O primeiro integrante do grupo que encontramos foi o senhor Joel, irmão do Senhor Américo também integrande do Terno.
Joel, Reinaldo Cruz e Enilton Morbeck


Depois da conversa que tivemos com o Sr. Joel, saímos em busca dos Ossos da Preguiça Gigante;
Reinaldo Cruz, José Antonio e Enilton Morbeck


Assim que chegamos a casa do Vereador Rener, fomos recpcionados por José Antônio, que nos levou ao local onde se encontrava os Ossos da Preguiça Gigante.
A preocupação do Professor Enilton Morbeck é fazer com o que a população entenda a importância destes achados e esclareça os boatos que rondam pelo Município como: “Ah fulano de tal vendeu os ossos e comprou uma Fazenda ou coisa assim. O  objetivo é que consigamos o apoio de Rubens do Museu Geológico da Bahia e de Pesquisadores da área para fazer um estudo detalhado sobre o Sitio Arqueológico da Angélica, Santo André e de outros pontos do Município. 
Senhor Américo e sua mula preta das cançõers de Luiz Gonzaga

Senhor Américo,: reiseiro, aboiado e um sábio da cultura popular.






Quando já estávamos retornando para Planaltino, encontramos o Senhor Américo “Sábio da Cultura Popular”.  Falamos da nossa preocupação de resgatar o Terno de Reis do Povoado da Angélica, uma preocupação nossa e da nova equipe da cultura do Município de Planaltino. Senhor Américo falou das dificuldades de encontrar os parceiros, pessoas comprometidas para fazer com o que o movimento cultural aconteça. Ficamos encantados com o que seu Américo tem para nos oferecer, são histórias e conhecimentos adquiridos ao logo dos tempos. No final da conversa ficou combinado, que faremos uma reunião com todos os integrantes do Terno de Reis do Povoado da Angélica, para que possamos fazer um diagnóstico da real situação dos mesmos e  juntos buscarmos o melhor caminho de fazer com que o grupo volte a ativa.
Texto: Reinaldo Cruz- Equipe da Cultura Planaltino.