segunda-feira, 27 de junho de 2011

São João de Planaltino 2011 foi um Sucesso!

A Cidade de Planaltino se transformou em cenário para as muitas apresentações que fizeram a animação das noites de São João.  A nossa festa teve inicio no dia 22, no  Arraiá do Fogueirão localizado no Povoado de Nova Itaípe. Pelo 2º ano a comunidade organiza a festa que já faz parte do calendário Cultural do Município, e que tem total apoio da Administração “Planaltino Lugar de Viver”, tanto financeiro quanto incentivador. Para animação do Arraiá, várias atrações foram se apresentando durante a noite, como: quadrilhas, casamento matuto, além da Banda Forrozão Nagalera, que fez um gostoso forró típico das festas do Nordeste do País. No animado Arraiá do Fogueirão, recebemos Carolina Scheffel (Carol), representante da Bahiatursa que veio contemplar a alegria do nosso São João.


No dia 23, o nosso Arraiá aqui em Planaltino pegou fogo. Para dar início à nossa festa, tivemos atrações, como: quadrilhas, brincadeiras, além da Banda “Os caras de Pau”, que fez um gostoso Forró “dois para lá e dois para cá” encantando os foliões presentes. Na seqüência, se apresentou o Triozabumbaia (alegrando o público presente), Banda Capim Molhado, seguido do Cantor Tenison Del Rei, que deu um show com um autêntico repertório, típico das Festas Juninas, agradando a todos os públicos.

No dia 24, muitas brincadeiras e quadrilhas deixaram o público entusiasmado e apaixonado pelo São João de Planaltino, que demostrou ser um dos melhores de todo o Território do Vale do Jiquiriçá, se tratando de acolher o visitante, que por sinal vieram de várias localidades do País, e por ser o São João 100 % da paz.  As principais atrações da Noite foram: Marcos Belchote, Banda Forrozão e o Sanfoneiro Paroara do Acordeon que fez uma belíssima apresentação, fazendo ressurgir a magia do tradicional “São João”, fazendo o público recordar o inesquecível Luiz Gonzaga “O Rei do Baião”.

No dia 25, o público ficou na expectativa de acompanhar um dos maiores arrastões de todo o território, o Famoso “Jegue Trio”.
SEU SURGIMENTO:
Este movimento começou com um público pequeno que era composto por: Adilon, Maxswell, Dedé(cavaquinho) e Sessé (Sanfona). Estes saíam pelas ruas da cidade, bebendo licor e animando de casa em casa.  Por sua vez, o Sargento Tibério e Rosivaldo(Rosi) sugeriu ao grupo que pusessem um som no Jegue, e que este os acompanhasse. Sugestão aceita, e hoje se tornou este furacão como muitos já puderam contemplar.

Com o apoio da Prefeitura Municipal, este manifesto popular hoje se configura como um dos maiores de Todo Território. Por iniciativa da Administração Planaltino Lugar de Viver, já completam três anos que acontece o Jegue Trio, sendo dois solidário. O folião troca 2 quilos de alimentos não perecível pela camisa, e depois a Equipe da Secretaria de Assistência Social faz a devida distribuição aos carentes do nosso Município.

Este ano tivemos a presença de Carolina Scheffel (Carol) , representante da Bahiatursa, que teve o privilégio de ver como é grandioso este evento, e que deixou bem claro para o público que tentaria junto à Bahiatursa, conseguir mais recursos para  o “Jegue Trio” 2012.
O nosso “Jegue Trio” contou pela 3ª vez com a Banda Pirata, a qual já ganhou o carisma dos foliões, que se divertem pra valer com o Cantor Ailton, que puxa o arrastão pelas principais ruas da Cidade. Depois do “Jeque Trio”, a Banda Josefina Furacão já os aguardava no palco principal para fazer um animado arrasta-pé. Na seqüência, tivemos a apresentação da quadrilha maluca, que já é parte integrante dos festejos Juninos, levando a alegria para o público que já estava ancioso para receber a Banda Filomena Bagaceira, a qual deixou muito marmanjo babando quando viram as lindas dançarinas e a sonorização perfeita que a Banda apresentou.

No dia 26, para fechar com chave de ouro o nosso São João, aconteceu o Arraiá do Cabação. O Povoado do Santo André ficou pequeno com a multidão que foi prestigiar o evento. Evento este, que já vai para a sua IV Edição, tendo como organizadores: Déi e Ataíde, além do apoio incondicional de toda comunidade, bem como, da Prefeitura Municipal que aprovou a idéia desde a sua I Edição.
 
Em nome dos Planaltineses, quero agradecer:
Administração Planaltino Lugar de Viver (seriedade e competência);
Ministério do Turismo;
Secretaria do Turismo Bahiatursa;
Ferbasa ;
Emflors;
São João da Bahia 2011;
Polícia Militar   (garantio a segurança dos foliões);
Aqui, a nossa maior atração é o nosso Povo.
Blogueiro Nadoautodidata.