quarta-feira, 10 de agosto de 2011

São Roque de Planaltino 2011 promete ser uma grande festa - Vale do Jiquiriçá - BA.


São Roque de Planaltino 2011 promete ser uma grande festa
Visando resgatar uma antiga tradição cultural e religiosa do município, a Prefeitura Municipal de Planaltino realizará no dia 20 de agosto uma festa em alusão a São Roque


A cidade de Planaltino há muitos anos (desde tempos que antecedem a sua emancipação política) era conhecida pela vivacidade da festa em homenagem a São Roque, que sempre acontecia no mês de agosto, com atividades religiosas na igreja e baile no clube (onde atualmente é o prédio do Bradesco). Estas comemorações envolviam as pessoas de Planaltino e atraíam moradores de outras cidades, dada a fama de festa de prestígio que tinha em toda região.
Para que esta antiga tradição não venha a cair no esquecimento da população de idade mais avançada ou que mesmo não chegue ao conhecimento da juventude planaltinense, a Prefeitura Municipal de Planaltino atuará na revitalização das comemorações a São Roque, ao lado da Paróquia de  Nossa Senhora das Dores, que já vem realizando pontualmente a festa na igreja, porém sem culminância nos moldes de antes. A Secretaria de Educação e escolas do município também colocarão o assunto na sala de aula, com informações sobre o formato da festa no passado e com sugestões de trabalhos voltados para a coleta de dados, depoimentos e imagens referentes ao tema.
Neste ano acontecerão as atividades religiosas na igreja, entre os dias 11 e 14, com o tema Aumentar em nós a fé a esperança e a caridade, e programação que contempla palestras, momentos de reflexão, homenagens e missa solene.
No dia 20, ocorrerá a festa na praça, com shows musicais com as bandas Filomena Bagaceira e João Almeida.
O prefeito Zeca Braga falou ao Jornal de Jequié que uma das suas preocupações é o resgate e a permanência de expressões que simbolizem a identidade do povo de Planaltino. “A festa de São Roque sempre fez parte da história e memória do nosso município. É preciso que o Poder Público se manifeste no sentido de ... este importante festejo, que se inicia com a missa da nossa paróquia, esta que já faz um papel importante neste sentido, e que será uma grande parceira da prefeitura na realização da ação que propomos”. 

Redação: Edmar Vieira.

Compositor Jonas de Carvalho - Lafaiete Coutinho - Vale do Jiquiriçá - BA.



Quando você vier a Lafaiete Coutinho, conheça o Compositor Jonas  de Carvalho. O artista faz transparecer em suas composições, o amor aos valores da terra, as festas tradicionais da Região, como a Festa do Vaqueiro, por exemplo.  O compositor deixa bem claro em suas composições, o amor que o mesmo externa à natureza com toda a sua beleza e a figura humana que o homem deve preservar.  
 - Necessitamos de políticas públicas que reconheçam artistas como Jonas e muitos outros. Devemos priorizar estes artistas, incluindo nas principais  festas do Território e pagando o valor merecido por suas apresentações.  Estes deveriam ter um apoio maior da Cultura, não necessitando de participar de Editais, que mais parecem com loterias pelo grau de dificuldades que são impostos.

Agente Cultural: Odan.


Ouça algumas músicas do compositor nos Links abaixo:
Festa em Jequié.
Casa de Sapê;
500 anos de Nordeste.