segunda-feira, 21 de março de 2011

POETA SALGADO MARANHÃO FAZ ABERTURA DO PROJETO “PALAVRA DE POETA” - PlANALTINO - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA.



Poeta Salgado Maranhão
Comunidade lotou o Clube Social Planaltinense para prestigiar a primeira edição  do "Palavra de Poeta"


Planaltino viveu uma noite poética no último sábado (19/03), com o lançamento do Projeto “Palavra de Poeta”, realizado pela Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto contou na sua primeira edição, com a presença do poeta maranhense Salgado Maranhão. Durante a semana que antecedeu o evento, todas as escolas da rede municipal, trabalharam poemas do poeta. No evento, Maranhão assistiu uma apresentação musical do Coral “Sementes do Amanhã”, da Escola Municipalizada Clemente Mariani, e viu vários dos seus poemas serem recitados pelos grupos de recitais Concriz (Maracás) e Renascer (Planaltino).


Grupo de Recital Renascer


Logo após, Salgado Maranhão, acompanhado do poeta José Inácio Vieira de Melo, realizou um diálogo com a platéia respondendo perguntas sobre sua vida e obra.


Poetas, Salgado Maranhão e José Inácio Vieira de Melo


Breve biografia de Salgado Maranhão:  Poeta. Letrista. Jornalista. Nasceu no povoado de Cana Brava das Moças, na cidade de Caxias, interior do Maranhão, onde morou trabalhando na roça. Aos 15 anos, ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina, Piauí, onde foi alfabetizado. Escreveu artigos sobre música para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Torquato Neto também sugeriu que criasse um pseudônimo, segundo este, o nome José Salgado Santos parecia nome de arquivista e não de poeta. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Terapeuta corporal, foi professor de tai chi chuan e mestre em shiatsu. A partir de 1976 colaborou em várias publicações com artigos e poemas, como a revista "Música do Planeta Terra", a convite de Júlio Barroso, então editor da revista, na qual também colaboravam Sergio Natureza, Caetano Veloso, Ronaldo Bastos, Jorge Mautner e Jorge Salomão, entre outros. Em 1978 foi um dos organizadores, com Sergio Natureza e Moacyr Félix,do livro "Ebulição da escrivatura -Treze poetas impossíveis" (Ed. Civilização Brasileira, 1978, RJ), coletânea que reuniu diversos poetas, como Sergio Natureza (assinando Sérgio Varela), Antônio Carlos Miguel (sob o pseudônimo de Antônio Caos), Éle Semog, Mário Atayde, Tetê Catalão, entre outros. Publicou poemas e artigos na revista "Encontro com a Civilização Brasileira" (1978). Nos anos seguintes, publicou "Aboio" (cordel/ Ed. Corisco -Teresina - 1984), "Punhos da serpente" (poesia/ Ed. Achiamé, RJ, 1989), "Palávora" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1995), "O beijo da fera" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1996) e "Mural de ventos" (poesia - Ed. José Olympio, RJ, 1998). Em 1998, ganhou o prêmio "Ribeiro Couto", da União Brasileira dos Escritores (UBE), com o livro "O beijo da fera". No ano seguinte, com o livro "Mural de ventos", foi o vencedor do "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, dividido com Haroldo de Campos e Geraldo Mello Mourão. Em 2007 sua poesia foi estudada na Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Tem poemas traduzidos para o inglês, holandês, francês, alemão e espanhol. Sobre ele, declarou seu conterrâneo Ferreira Gullar: "Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial" (fonte: http://www.rftm.com.br/sm/biografia.html).


Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação.