O mestre Nal, um apaixonado pelo que faz, vem transformando a vida de Jovens e adultos nas Cidades por onde ele passa (Maracás, Irajuba, Planaltino e outras ). Em visita a Cidade de Mutuípe, pude verificar que é muito forte este movimento, porem, alguns mestres do vale do Jiquiriçá, reclamam de um maior apoio por parte do Pode Executivo Municipal. Já o mestre Nal, afirmar que o Pode Publico da Cidade de Irajuba, lhe dar total apoio e que os movimentos culturais e artisticos da Cidade de Irajuba são fortes e o mesmo gostaria de destacar a "Capoeira" por está intimamente envolvido.
Texto: Nadoautodidata
Veja mais....
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.[
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi")[1]. Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.(texto retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira)