quarta-feira, 30 de março de 2011

Nova Itarana Carnaval Cultural - Vale do Jiquiriçá - BA


Carnaval de Nova Itarana.
Nova Itarana também se divertiu com o Carnaval Cultural pode encantar com a animação dos presentes e com a presença de Caretas, Cão, crianças fantasiadas e homens vestidos de mulher que desfilou  pelas ruas da nossa cidade. Festa dos Mascarados, que acontece há alguns anos na cidade tende a cresce pois com o apoio da prefeitura podemos está sempre inovando e esta e outra manifestação cultural. Com o encerramento que aconteceu no dia 8 de março.Com uma concentração em frente do Trailer  de loro, onde foi feita a escolha dos três mascarados mais bem caracterizados, os quais receberam uma contia em dinheiro de alguns patrocinadores . Apremiação foi entregue para 1º, 2º e 3º terceiro lugares.. Michael Jackson, Nega maluca, Mulher Maravilha, As muquiranas ( homens vestidos de mulher), As muquiranas ( homens vestidos de mulher), os caos pretos, as caretas e os mascarados (caretas).

Fonte: Diretor de Cultura - Ney Ramos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Encontro Brasileiro de Capoeira - Jaguaquara - Vale do Jiquiriçá - BA

Dê um click e aumente a imagem

12ª Cavalgada da Amizade - Planaltino - Vale do Jiquiriçá - BA.



As chuvas que caíram ao longo do dia não conseguiram atrabalhar os vaqueiros que chegavam das cidades circunvizinhas e das várias localidades da Bahia para participarem da  Festa que já se tornou tradição em nossa cidade: "A Cavalgada da Amizade". A paixão do povo de Planaltino, em se tratando das cavalgadas, festas de argolinhas e festas juninas está no sangue.

Ficou comprovada que a Cavalgada da Amizade é a FESTA!  


Assim como nos anos anteriores, a festa deu início na Fazenda Nova, onde aconteceu show dançante com bandas da região. Assim que amanheceu o dia, os cavaleiros seguiram para Fazenda Brazilândia, e, após o almoço, partiram com destino à Sede - ”Planaltino”, onde aconteceu  o desfile pelas principais ruas da Cidade.
- A cavalgada da Amizade contou com a ilustre presença do artista Dadai “filho da terra”., que, com o seu corpo todo prateado, chamou a atenção e surpreendeu o público, montado sobre um cavalo,  fazendo a alegria de todos. Logo mais a noite, tivemos várias apresentações de Bandas da Região, e como destaque – O cantor D’ Ávilla da Bahia, que tocou muitas modas vaqueiras. Para fechar com chave de ouro, a Banda Forrozão Nagalera levou a "galera" (fazendo jus ao nome) aos delírios, tocando arrasta pés típicos das festas da Região Nordeste do nosso País.

Fonte: Nadoautodidata.

segunda-feira, 21 de março de 2011

POETA SALGADO MARANHÃO FAZ ABERTURA DO PROJETO “PALAVRA DE POETA” - PlANALTINO - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA.



Poeta Salgado Maranhão
Comunidade lotou o Clube Social Planaltinense para prestigiar a primeira edição  do "Palavra de Poeta"


Planaltino viveu uma noite poética no último sábado (19/03), com o lançamento do Projeto “Palavra de Poeta”, realizado pela Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto contou na sua primeira edição, com a presença do poeta maranhense Salgado Maranhão. Durante a semana que antecedeu o evento, todas as escolas da rede municipal, trabalharam poemas do poeta. No evento, Maranhão assistiu uma apresentação musical do Coral “Sementes do Amanhã”, da Escola Municipalizada Clemente Mariani, e viu vários dos seus poemas serem recitados pelos grupos de recitais Concriz (Maracás) e Renascer (Planaltino).


Grupo de Recital Renascer


Logo após, Salgado Maranhão, acompanhado do poeta José Inácio Vieira de Melo, realizou um diálogo com a platéia respondendo perguntas sobre sua vida e obra.


Poetas, Salgado Maranhão e José Inácio Vieira de Melo


Breve biografia de Salgado Maranhão:  Poeta. Letrista. Jornalista. Nasceu no povoado de Cana Brava das Moças, na cidade de Caxias, interior do Maranhão, onde morou trabalhando na roça. Aos 15 anos, ainda adolescente, mudou-se com os irmãos e a mãe para Teresina, Piauí, onde foi alfabetizado. Escreveu artigos sobre música para um jornal local e conheceu Torquato Neto, que o incentivou a ir para o Rio de Janeiro, o que fez no ano de 1972. Torquato Neto também sugeriu que criasse um pseudônimo, segundo este, o nome José Salgado Santos parecia nome de arquivista e não de poeta. Estudou Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Terapeuta corporal, foi professor de tai chi chuan e mestre em shiatsu. A partir de 1976 colaborou em várias publicações com artigos e poemas, como a revista "Música do Planeta Terra", a convite de Júlio Barroso, então editor da revista, na qual também colaboravam Sergio Natureza, Caetano Veloso, Ronaldo Bastos, Jorge Mautner e Jorge Salomão, entre outros. Em 1978 foi um dos organizadores, com Sergio Natureza e Moacyr Félix,do livro "Ebulição da escrivatura -Treze poetas impossíveis" (Ed. Civilização Brasileira, 1978, RJ), coletânea que reuniu diversos poetas, como Sergio Natureza (assinando Sérgio Varela), Antônio Carlos Miguel (sob o pseudônimo de Antônio Caos), Éle Semog, Mário Atayde, Tetê Catalão, entre outros. Publicou poemas e artigos na revista "Encontro com a Civilização Brasileira" (1978). Nos anos seguintes, publicou "Aboio" (cordel/ Ed. Corisco -Teresina - 1984), "Punhos da serpente" (poesia/ Ed. Achiamé, RJ, 1989), "Palávora" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1995), "O beijo da fera" (poesia - Ed. Sette Letras, RJ, 1996) e "Mural de ventos" (poesia - Ed. José Olympio, RJ, 1998). Em 1998, ganhou o prêmio "Ribeiro Couto", da União Brasileira dos Escritores (UBE), com o livro "O beijo da fera". No ano seguinte, com o livro "Mural de ventos", foi o vencedor do "Prêmio Jabuti", da Câmara Brasileira do Livro, dividido com Haroldo de Campos e Geraldo Mello Mourão. Em 2007 sua poesia foi estudada na Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos. Tem poemas traduzidos para o inglês, holandês, francês, alemão e espanhol. Sobre ele, declarou seu conterrâneo Ferreira Gullar: "Salgado é um dos mais brilhantes poetas de sua geração e possui um trabalho de linguagem muito especial" (fonte: http://www.rftm.com.br/sm/biografia.html).


Fonte: Diretoria de Cultura, Esporte, Lazer e Eventos, da Secretaria Municipal de Educação.

sábado, 19 de março de 2011

Projeto Uma Prosa Sobre Versos inicia a edição 2011 em grande estilo

LITERATURA

Com realização da Prefeitura Municipal de Maracás, através da SEMEC / Diretoria de Cultura, o Projeto Uma Prosa Sobre Versos é um movimento de resistência à cultura de massa.
Iniciado na última sexta-feira, 18, o evento recebeu o poeta Salgado Maranhão, maranhense radicado no Rio de Janeiro, autor de sete livros de poesia, letrista com parcerias com grandes ícones da MPB, a exemplo de Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Ivan Lins e Paulinho da Viola.
A noite contou com um magnífico recital poético apresentado pelo Grupo Concriz, uma palestra do autor convidado e uma entrevista realizada pelo poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo.

José Inácio Vieira de Melo entrevista Salgado Maranhão
Emocionado, Salgado Maranhão falou sobre o importante momento cultural por que passa o Brasil e elogiou o projeto e a atuação do grupo de recitadores, uma iniciativa muito escassa no país. Falou sobre sua vida, as situações adversas que enfrentou desde a infância e o contato com a escola já com quinze anos de idade.
"Na minha casa não havia livros, pois não tínhamos condição financeira para tal. Mas havia um quadro-negro para que a gente estudasse durante todo o tempo livre. Fui alfabetizado aos 15 anos e com 19 já escrevia para o proncipal jornal de Teresina". Foi desta maneira que o jovem poeta, ao chegar na cidade do Rio de Janeiro, nos anos 70, conseguiu aprovação em 6 vestibulares, optando pela PUC, onde cursou Comunicação Social.
Para este exemplo de história de sucesso, o poeta afirmou, convicto: "o maior capital que eu tive foi a vontade, a meta, o projeto de vida".

Grupo Concriz em uma de suas melhores performances
Descontente com a pouca participação de professres e alunos, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, argumenta que o projeto precisa muito de apoio das instituições de ensino. Um projeto que trata de literatura deve estar de mãos dadas com a escola, visto que um dos principais objetivos desta é o letramento do indivíduo, o que só é possível através do hábito da leitura e da confecção de textos. "Salvo as raras exceções, é preciso que professores saiam do discurso e partam para uma ação verdadeira de estímulo à leitura e à produção de textos. É preciso que os alunos dominem plenamente a maravilhosa competência de ler bem e escrever bem".

sexta-feira, 18 de março de 2011

Antigas tradições fazem do Carnaval Cultural de Amargosa um sucesso - Vale do Jiquiriçá - BA



Pra quem curtiu os três dias do Carnaval Cultural de Amargosa pôde se encantar com a animação dos presentes e o resgate das antigas tradições, com a presença de Caretas, Cão, crianças fantasiadas, banda e batucada tocando machinhas carnavalescas pelas ruas da cidade.
Esse foi o carnaval Cultural de Amargosa, realizado entre os dias 06 e 08 de março, pela Prefeitura Municipal de Amargosa, através da Secretaria de Cultura, e que conseguiu atender mais uma vez a proposta de resgate dos antigos carnavais.

Ao som da Banda de Sopro de Castro Alves, os desfiles pelas ruas da cidade juntaram multidões que desfilavam com a machinhas de carnaval, pulando e animando as ruas da cidade. À noite, a animação ficou por conta de Mira. A tradicional Batucada Dois de Julho e o Samba de Roda da Catiara também fizeram a alegria dos presentes na Praça do Bosque. Blocos como o AtivaIdade, da Urbis II e da Rua dos Artistas desfilaram, espalhando simpatia.
Para a Secretária de Cultura Dila Lomanto o Carnaval Cultural de Amargosa foi um grande sucesso. “Conseguimos atingir mais uma vez o nosso objetivo que era de resgatar a cultura e valorização das tradições do carnaval de Amargosa. Queremos que esse carnaval cresça e que nos próximos anos toda a população entre mesmo no clima, vestindo suas fantasias, caretas e saindo palas ruas da cidade animando e divertindo ainda mais o carnaval”.

Fonte: Paulo Rocha - Prefeitura Municipal de Amargosa. 

MENSAGEM DE GILTON DELLA CELLA - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA.


Caros amigos, domingo, 20.03.2011, nosso trabalho de forró será destaque no programa Forró para todos, na Rádio Educadora da Bahia, a partir das 13 hs. Sintonize no seu rádio107,5 ou clique no link abaixo e curta o meu último cd de forró, intitulado "O forró é assim". http://www.educadora.ba.gov.br/ Gilton Della Cella giltondc@yahoo.com.br Conheça meu trabalho musical, colando o link abaixo na sua barra de endereço: http://palcomp3.com/giltondc/

Fonte: Representante Territorial de Cultura – Vale do Jiquiriçá .

quinta-feira, 17 de março de 2011

Danilo Dourado - em turnê pelo Vale do Jiquiriçá - BA

Mais uma vez a Bahia agracia nossos ouvidos com poesia e criatividade. Natural de Ituaçu, cidade localizada no Território de Identidade Sertão Produtivo, Danilo Dourado, durante o mês de fevereiro, realizou shows de divulgação do seu trabalho no Vale do Jiquiriçá: em Planaltino, Iramaia, Irajuba e Lagedo Tabocal. Com shows pré-agendados para as cidades de Itiruçu, Nova Itarana e Maracás, promete voltar ao Vale no mês de abril. Danilo é um andarilho musical. Começou a cantar aos 10 anos, influenciado pelas filarmônicas locais, por seu avô Hostílio Dourado e por músicos que faziam um som nas praças da cidade. Na adolescência foi para a capital Salvador, onde aprimorou a técnica no canto e no violão e descobriu o trabalho de mestres consagrados, como Djavan, Gilberto Gil, Moraes Moreira, Lenine e João Bosco. Em 2005, com a mochila nas costas, um caderno de composições e o violão, Danilo foi para o Rio de Janeiro buscar seu espaço e realizar o sonho de poder se dedicar apenas à música, isso está expresso na letra que compôs na viagem, “Destino”: “- Eu vivo pra cantar, canto pra viver-”. Sobre a carreira de músico, Danilo Dourado é enfático quando explica sua escolha pela profissão: “Na verdade, quando dei por mim, percebi que foi a música que me escolheu, é ela a força que rege a minha vida. Quando subo no palco, aquele é meu mundo, eu me entrego totalmente.” Agora, depois de ter passado pelo programa Raul Gil, está de volta à Bahia para shows de divulgação de seu primeiro disco: Pé no Chão. O repertório, além de composições próprias, é uma mistura de estilos consagrados do cenário nacional: MPB e Rock onde todas as canções são uma releitura, pois seu intuito não é fazer show Cover, e, sim, encantar através da criatividade.

http://www.youtube.com/watch?v=wloyhRjlDcU
http://www.youtube.com/watch?v=ikshbAFOHVc
http://www.youtube.com/watch?v=ROjfseT0Wjc
http://www.youtube.com/watch?v=Mo_NtdAC9Gg
http://www.youtube.com/watch?v=98HfVyVxHAY
http://www.youtube.com/watch?v=w1dsYzHajjE
http://www.youtube.com/watch?v=OgZSa9eESMY&feature=related

Fonte: Fábio Mendes Produções.

XX - FESTA DO VAQUEIRO DE LAFAIETE COUTINHO - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA

Público sempre presente.
No dia 15 de março na sala de reunião da Secretaria de Educação Esporte, Cultura e Lazer foi realizada a primeira reunião onde ficou definido a comissão da festa do vaqueiro de Lafaiete Coutinho Bahia que será realizada dia 30 de abril e 01 de maio de 2011. Foi tratado assuntos relevantes em relação a estrutura do evento. Em palavra o Prefeito Zenildo pontuou que a festa tem crescido a cada ano e é necessário que se amplie a estrutura, pedindo assim a comissão organizadora que se empeem para que possamos recepcionar bem o público. O organizador do evento Casio Lucena informou que medidas serão tomadas no sentido de melhorar a estrutura da festa. Frisou que a expectativa de público será maior do que as das anteriores devido a contratação da banda Edu e Maraial.

Fonte: Lafaiete FM  104.9 - www.lafaietefm.blogspot.com .

segunda-feira, 14 de março de 2011

CARNAVAL 2011 - Maracás - Vale do Jiquiriçá - BA


CARNAVAL 2011


Festa dos Mascarados em Maracás cresce a cada ano
Um grande exemplo de festa realizada pela sociedade civil é a Festa dos Mascarados, que acontece há alguns anos na cidade de Maracás. Coordenados por Leonardo e Ney e apoiado pela Prefeitura de Maracás e pelo comércio local, os grupos Gaviões da Fiel e Burrai contêm mais de 300 foliões de todas as idades, mascarados a caráter. Os grupos se uniram e estão formando uma associação de mascarados, a Burgávia (fusão dos dois nomes citados).
Parceria: neste ano o grupo confeccionou blusas para vender a fim de custear parte das despesas com a festa. Apesar do apoio recebido, os mascarados sempre entram com uma contrapartida significativa.
Início em fevereiro: os grupos começam a festa um mês antes, saindo sempre nos quatro domingos que antecedem a data oficial do carnaval. Assim, nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro e 6 de março, os grupos se concentraram na Praça Maria da Paixão, seguindo, a partir daí, para as ruas da cidade.
A festa culminou no dia 8, com uma concentração em frente ao bar Quiosmengo, onde foi feita a escolha dos três mascarados mais bem caracterizados, os quais receberam troféus dos jurados. O vice-prefeito Paulo dos Anjos, o vereador Lauro e o Diretor de Cultura Edmar Vieira entregaram os troféus aos eleitos em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

Em seguida, fizeram um arrastão com aproximadamente 2 mil pessoas acompanhando o minitrio, finalizando o percurso na Praça Rui Barbosa, próximo à Barraca do Marcelo, onde bandas embalaram os foliões até altas horas.
Os organizadores estão de parabéns e prometem que no ano de 2011, com a organização da entidade que estão criando, o evento seja ainda melhor.

Fonte: Departamento de Cultura de Maracás  - BA.

quinta-feira, 10 de março de 2011

OPA - Itiruçu - Vale do Jiquiriçá - BA

Equipe - OPA.
A OPA Itiruçu é uma organização que trabalha pela cultura e pelo social, onde seus membros estão destinados a fazer um excelente trabalho voluntário pelo Social e Cultural de nosso Município de Itiruçu Bahia.
OPA - Organização de Pessoas Atuantes – em parceria com o departamento de Cultura do município, estão juntos, dando um grande passo à cultura através de Teatro, onde promoverão oficinas teatrais e, com grupos formados, também terá um professor de teatro que virá ministrar uma oficina aos interessados.

Aqueles que estiverem interessados a participar de Teatro, procurem o Diretor de Cultura, Regivânio Cerqueira, na Casa de Cultura, nos dias de segunda à sexta feira das 08:00 às 16:00.

Interessados em participar da OPA, nossas reuniões acontecem aos sábados na Casa de Cultura às 19:30. Venha nos conhecer, você vai gostar.



Participe você também, seja um OPA.


Fonte:opaitirucu

quarta-feira, 2 de março de 2011

Projeto Uma Prosa Sobre Versos inicia a sua 4ª Edição - Maracás - Vale do Jiquiriçá - BA

LITERATURA 

Realizado pela Prefeitura de Maracás, através da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura, o projeto Uma Prosa Sobre Versos - noites literárias com escritores brasileiros, está acontecendo desde o ano de 2008 e já registrou a participação de 22 escritores. Neste ano são mais 7 artistas da palavra: Salgado Maranhão (MA), Elder Oliveira (BA), João de Moraes Filho (BA), Alexandre Bonafim (MG), Igor Fagundes (RJ), Gláucia Lemos (BA) e Lima Trindade (DF). O projeto nasceu da necessidade de proporcionar aos maracaenses e ao público das cidades vizinhas opções de fruição da arte, trilhando caminhos opostos ao divertimento fácil e às armadilhas da cultura de massa. E um projeto literário se configurou como instrumento eficaz, recheado de momentos marcantes, com performances poéticas, bate-papos, palestras, outras apresentações artísticas na área da música e da dança. Ainda mais marcante é a presença de poetas de vários cantos do país, expondo seus trabalhos e mostrando ao público a força da linguagem, a diversidade da nossa poesia, o valor da arte poética, a cadeia produtiva do livro, relação entre escritor e leitor, crítica literária e experiências vivenciadas. A noite de abertura da edição 2011 será no dia 18 de março, às 19h, no Auditório Municipal de Maracás, com o poeta maranhense Salgado Maranhão.
Desde a sua criação, este projeto é coordenado pelo Diretor de Cultura Edmar Vieira e tem o poeta José Inácio Vieira de Melo como principal curador. 
Vamos compartilhar deste momento de saudação à arte da palavra.

Fonte: www.maracascultural.blogspot.com.

terça-feira, 1 de março de 2011

Biografia do Artista Adriano Pereira da Silva - Cravolândia - Vale do Jiquiriçá - BA.



Adriano Pereira da Silva
Olá, sou ADRIANO PEREIR DA SILVA, apelido (Drico), nasci em 19/10/1981, natural de Cravolândia-Ba, Católico Apostólico Romano, Renovado, Mariano, vivi até os 20 anos de idade no Distrito de Ilha Formosa, município de Cravolândia, local muito lindo pelas riquezas naturais e de povo acolhedor.
Hoje, resido na cidade de Cravolândia, onde sou funcionário público. Sou casado com Ayalla desde 2007, com a qual tenho uma filhinha abençoada (ANA LOUISY).

Iniciei minhas pinturas por lazer e passa tempo. Os meus dons artísticos foram influenciados por Deus em primeiro lugar, por Professora Conceição Braga (Profª IU), Ayalla (minha esposa), meus pais  e irmãs. Tive como referência dois grandes amigos (Nall e Celly),  os quais também fazem trabalhos artísticos.



Após esta minha singela “biografia”, tenho a satisfação em apresentar alguns dos meus trabalhos: PINTURA EM TELA, EM TELHAS, EM VIDRO E AZULEJOS (A DEDO) E ARTE COM ESPUMAS – FANTOCHES.
Ah! Sou Palmeirense, apaixonado por futebol.  Srsrsrs


Fonte: Ayalla Maria dos Santos Silva - Dirigente de Cultura de Cravolândia .