sexta-feira, 30 de março de 2012
sexta-feira, 23 de março de 2012
terça-feira, 20 de março de 2012
FESTIVAL VALORIZA ARTE POPULAR E FOLCLÓRICA NO INTERIOR DA BAHIA
Músicas, danças, artesanato, reisados, exibição pública de vídeo-documentário, apresentações populares e folclóricas comporão o 1º Festival de Arte Popular e Folclórica do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriçá a ser realizado nos municípios de Jequié (30/3/2012) e Lafaiete Coutinho (27/4/2012), em praças públicas: em Jequié, na Praça Ruy Barbosa e em Lafaiete Coutinho na Pç. Central/Mercado.
O projeto patrocinado pelo Fundo de Cultura da Bahia, através da Secretaria da Cultura do Estado e Secretaria da Fazenda, com o apoio local da Secretaria de Cultura e Turismo de Jequié, Diretoria de Eventos e Prefeitura de Lafaiete Coutinho, tem como objetivo principal divulgar as diferentes manifestações culturais e artísticas do interior do estado. Este ano, primeira edição do projeto, terá como foco à musicalidade e as tradições populares e folclóricas. A mostra, não competitiva, conta com direção de produção executiva de Alysson Andrade e produção de Sandoval Bulhões Marques com a pretensão de celebrar a cultura popular, envolvendo as diversas manifestações, tais como: o reisado, o repente, a pila do pilão, rodas de capoeira, exposição e comércio do artesanato, mulinha de ouro, a música dos cantadores e o ritmo típico dos instrumentos musicais, como a gaita, o triângulo, o tambor, cantigas de terreiros, personagens do folclore brasileiro, grupos de forró pé-de-serra, dentre outros.
Dentre os grupos, artistas e atividades confirmadas estão: Alisson Menezes e a Catrupia (Vitória da Conquista); Repentista Beija-Flor; A pila do pilão e o roubo da roça (Lafaiete Coutinho); exibição pública do vídeo-documentário “O Candomblé na Cidade de Jequié”, de Domingos Ailton e José Lima Novaes; Teatro Popular de Cordel com o grupo Candeeiro Encantado; Cantigas e chulas de terreiros; reisado As Pastorinhas; Encenação e Leitura de Lendas do Folclore Brasileiro; trio pé-de-serra; Bonecões de Álvaro Araújo, Circo sem Lona, Cordel de Ernestino, Grupo Santo Forte, “Rituais e Maculelê” do Mandacaru, dentre outras atrações da cultura local e regional.
EDITAIS PARA A CULTURA
EDITAIS PARA A CULTURA
Diretoria de Cultura de Maracás oferece capacitação para artistas e produtores culturais que tenham interesse em desenvolver projetos de até 13 mil reais
A Diretoria de Cultura de Maracás estará capacitando artistas e produtores da área cultural para o Edital Calendário das Artes, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.
O incentivo é para propostas que estimulem o desenvolvimento das artes em todos os macroterritórios da Bahia e contempla projetos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas.
Os projetos devem ser realizados entre 1º de junho até 31 de agosto de 2012.
O período de inscrições vai até o dia 2 de abril.
Para maiores informações, entre no site da fundação cultural: www.fundacaocultural.ba.gov. br/calendariodasartes.
A capacitação em Maracás acontecerá no dia 22 de março, às 19 horas, no Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá.
O incentivo é para propostas que estimulem o desenvolvimento das artes em todos os macroterritórios da Bahia e contempla projetos nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas.
Os projetos devem ser realizados entre 1º de junho até 31 de agosto de 2012.
O período de inscrições vai até o dia 2 de abril.
Para maiores informações, entre no site da fundação cultural: www.fundacaocultural.ba.gov.
A capacitação em Maracás acontecerá no dia 22 de março, às 19 horas, no Ponto de Cultura Acordes do Jiquiriçá.
terça-feira, 13 de março de 2012
Tchecos, visitam a Cidade de Planaltino.
Tchecos, participam do Projeto Palco Aberto e de outros Projetos do Município.. |
Manoel Violeiro, Canta Luiz Gonzaga para os Tchecos. |
Por intermédio da Família Fontes, uma das tradicionais de Planaltino. Recebemos visitantes da República Tcheca. Eles ficaram encantados , com o carisma, a cultura local. Segundo Munidinho Fontes (família fontes), assim como é conhecido na Região. O objetivo é aumentar o número de Turistas, visitando a Cidade de Planaltino. O Prefeito Zeca Braga e sua equipe, apoiaram na medida do possível , pois, ver a possibilidade de Planaltino se tornar rota do turismo no Território do Vale do Jiquiriçá . Mudinho Fontes, acredita que a vinda dos Tchecos a Planaltino é algo muito bom, mais necessita de investimentos. Empresários que possam acreditar na região e instalar pousadas, que possam oferecer maior conforto para os visitantes.
Naara Luz e Mudinho Fontes - como: personagem da época do Coronel. |
Uma das peças apresentadas por Mundinho Fontes. |
Além do incentivo ao Turismo, Mudinho Fontes, tem um verdadeiro museu, que fica na sede da fazenda da Família Fontes, logo na chegada de Planaltino. As peças antigas, faz revivermos momentos da história de um Brasil rural. Onde o Coronelismo x Caboclo Nordestino, criava um contraste e um cenário perfeito, onde foram erguidas a nossa história.
Quando vier a Planaltino, conheça um pouco mais da nossa história, dos nossos costumes e da nossa Cultura.
Fonte: Nadoautodidata
sexta-feira, 2 de março de 2012
Sábado tem Cultura e Arte direto da Feira Livre de Planaltino
Sábado vai rolar mais uma edição do Projeto Palco Aberto (Voz da Cidade na Feira) na programação: Ari Porfírio, Naara Luz, Nidão, Letícia Souza Mundinho Fontes e muito mais! Para ouvir tudo ao vivo é só acessar o blog.
Nos bastidores do II canta Luiz! Naquele 26 de novembro de 2011 Enquanto o Nado e toda a sua equipe preparavam o cenário com as exposição das obras do artista plástico Enilton Morbeck e do artesão Gideilson acontecia ao vivo da feira livre de Planaltino mais uma edição do projeto Palco Aberto. Assista ao vídeo:
Postado por Voz da Cidade Planaltino - BA.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Lajedo do Tabocal: Dançarinos participam de concurso da REDE RECORD
Criativo, ousado, e com muita atitude o grupo de dançarinos de Lajedo do Tabocal, “Os Sete Pecados”, representaram nosso município, enviando um vídeo para participar da promoção de Rodrigo Faro, Da Rede Record.
Liderado por Jennifer Lopez, Marc Anthony e o famoso produtor Jamie King, Q’Viva! O Escolhido vem ao coração da América Latina para descobrir os artistas mais autênticos e talentosos. Os dançarinos selecionados pelo trio vão participar do espetáculo latino-americano mais incrível de todos os tempos. No Brasil, a seleção será realizada no programa O Melhor do Brasil, com inscrições realizadas através do portal R7.
No momento, o grupo 7 Pecados organiza o festival de verão do município, que acontecerá no dia 31 de março com diversas apresentações no Clube Social Lajedense. A qualquer momento o vídeo dos dançarinos pode aparecer no Programa da Rede Record “MELHOR DO BRASIL”.
Fonte: http://jorlablogs.blogspot.com
Planaltinenses pedem audiência pública com a Embasa.
Os Planaltinenses, gostariam que a Embasa fizesse uma audiência pública com a população e prestasse esclarecimentos, quanto a falta de manutenção a Barragem Nova Esperança. Gostaríamos que, aproveitassem o momento para apresentar os Projetos que serão implantados no nosso Município. Já que a nossa população está em constante crescimento(fruto de uma estabilidade economia interna), necessitando cada dia de mais água, para a construção civil e para suprir a sua necessidade diária. Afinal são muitos anos que a população vem pagando as suas contas em dias e juntos merecemos mais atenção e respeito, afinal a nossa Barragem é o nosso maior Patrimônio.
Texto: Reinaldo Cardozo
Cliente e Cidadão Planaltinense.
Assinar:
Postagens (Atom)