terça-feira, 19 de novembro de 2013

CRIA embarca para Jequié em mais uma ação do projeto "A Arte de Ver Cidades".


O projeto A Arte de Ver Cidades se prepara para mais uma articulação pelo enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil. A Rede Sertão Brasil, que é formada por grupos artísticos e culturais comunitários de Salvador e do interior baiano, participa e incentiva o movimento.
              
Desta vez o CRIA desembarca na cidade de Jequié, localizada no sudoeste da Bahia, com o espetáculo Quem me Ensinou a Nadar?, do grupo Iyá de Erê, e formações para educadores ligados à rede de atenção básica e de escolas parceiras no Núcleo de Arte Educação da cidade, ministradas por André Araújo (pedagogo, arte-educador e mobilizador social do CRIA). As apresentações teatrais acontecem nos dias 22/11, às 18h, na Casa de Cultura 23/11, às 19h30, no Teatro Municipal de Jequié.

A iniciativa tem o patrocínio da União Europeia, Pão para o Mundo e Johnson & Johnson. Conta com a parceria da COSPE - Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes e CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, além dos parceiros locais: Prefeitura Municipal de Jequié - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Jequié - Núcleo de ArtEduAção de Jequié, Rede Sertão Brasil, Prefeitura Municipal de Lafaiete Coutinho - Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Lafaiete Coutinho, Secretaria de Ação Social de Lafaite Coutinho.


Projeto Uma Prosa Sobre Versos, com o poeta, dramaturgo e escultor Antonio Miranda.


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

UM POUCO DO COTIDIANO DOS ALUNOS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS DE PLANALTINO.

REGISTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA EM PLANALTINO

Na sala de línguas, estudando Língua Portuguesa.

    
 Oficina de Informática
 
Adicionar legenda
Preparando-se para praticar Karaté

Almoçando na Escola



Estudando e praticando as regras do Xadrez

A dança também faz parte do cotidiano dos alunos
           Também temos aula de percussão
Oficinas de Futebol
                                                   
Oficina de Capoeira

Fonte: Coordenação do Programa 
Visitem o Blog da Educação  de Planaltino neste endereço: http://educacaoplanaltino.blogspot.com.br/

domingo, 14 de julho de 2013

ATLETAS MIRIM E INFANTO JUVENIL DE KARATÊ DE PLANALTINO CONQUISTAM 09 MEDALHAS NO CAMPEONATO BAIANO EM FEIRA DE SANTANA



A Equipe de Karatê de Planaltino, representada pelos atletas mirim, Robson Oliveira, Diogo Rocha, Nilton Rodrigues, Ruan Pablo e Marcela Ganda, participaram no último sábado (13), do Campeonato Baiano de Karatê em Feira de Santana, na categoria Infanto Juvenil e Mirim, os cinco atletas conquistaram no total nove medalhas, trazendo um ótimo resultado para o Karatê do Município.


O Dojô de Planaltino, agradece a Prefeitura de Planaltino e todos os parceiros que colaboraram para essa importante conquista para o esporte do nosso Município.
Fonte: Karatê de Planaltino - BA.

Veja mais...

Skype: Mercadoparceiro1 e saiba mais. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

São João de Planaltino 2013, foi um sucesso!!



O São João de Planaltino teve início no dia 15/06 com a Vila Junina, onde tivemos a honra de receber o Grupo Flor de Mandacaru e o Grupo de Dança do Povoado de Campinhos.  Os mesmos fizeram uma belíssima apresentação, animando a primeira noite da Vila em Homenagem a Dominguinhos, e em seguida o Forró com artistas da Terra.

Grupo Flor-de-Mandacaru
Nas noites seguintes tivemos a apresentação de diversas quadrilhas das Escolas da Sede e Zona rural, casamento matuto envolvendo os integrantes do Grupo Madeira que Cupim Não Rói, sendo muito mais que uma apresentação, e sim, uma verdadeira lição de vida. A animação e vitalidade dos nossos jovens da Melhor idade foi de causar inveja a qualquer um.  
Quadrilha da Escola Cantinho do Saber
Adicionar legenda
Quadrilha do Colégio Isaura e do Colégio Manoel José de Andrade.
Quadrilha do Grupo Madeira que Cupim Não Roi
A Secretária de Assistência Social, Vilma Assis dançou durante todo o momento e afirma que ela mesma não consegue acompanhar o ritmo deles. A Vila Junina recebeu a visita ilustre de Rita Pinheiro, também conhecida como a Garimpeira da Cultura. Rita dramatizou a saga de Lampeão e Maria Bonita, deixando o público curioso e com mais vontade de saber o que ainda estava por vir, pois, a Vila foi um grande palco a céu aberto, cenário perfeito para  revelar  muitos talentos.  

O Departamento de Cultura na pessoa de seu Diretor Enilton Morbeck, juntamente com as Secretarias que compõem a Equipe Planaltino Trabalhando Pelo Povo, somaram esforços e conseguiram realizar um belíssimo trabalho de ornamentação, tanto da Vila Junina, como do palco principal.  A Vila teve um apoio incondicional da Secretaria de Infraestutura, na pessoa de Antonival Assis, que pôs a mão na massa e acompanhou todo o momento, fazendo com que a mesma estivesse pronta para receber o nosso povo e os visitantes que nos prestigiou com as suas presenças. Já deixando saudades, a Vila Junina teve seu encerramento no dia 20/06, e no dia 21 fomos prestigiar o Arraiá do Fogueirão, no Distrito de Nova Itaípe, onde o Grupo Cravo com Mel, Grupo Pegada2 e Leona Forrozeira fizeram o povo dançar até amanhecer o dia. Porém, no dia 22, no Palco do Forró, a Banda Me Leva, Cravo Com Mel e Neto  Bala animaram a primeira noite do São João/2013 de Planaltino. No dia 23,  a Banda Cearense Forró Forrado, seguido do Grupo Cravo Com Mel, JL do Forró e da Banda D’Ávila da Bahia, fizeram uma apresentação maravilhosa, contagiando a multidão. E para fechar com Chave de Ouro a noite do dia 23, a Banda Neto Bala balançou o chão da praça  e não deixou ninguém parado. Muito xote, arrasta pé e apresentação de  canções inéditas da Banda. No dia 24, o nosso Jegue Trio superlotou as principais ruas da Cidade. 
Este Jegue foi o primeiro a puxa o bloco e permanece até o exato momento.
Jegue Trio 2013

A Camisa era adquirida em troca de 2 Kgs de alimento não perecível. Estes, por sua vez serão distribuidos entre as pessoas carentes do Município. Que isso possa também servir de exemplo para outros Municípios. Neste ano, contamos com a Banda Ed Rossi da Cidade de Brumado, que fez o público ir ao delírio ao percorrer as principais ruas de Planaltino, e com certeza em 2014  teremos muito mais foleões que virão prestigiar o maior Jegue Trio do Vale do Jiquiriçá. A Prefeitura Municipal e seus parceiros:  Ferbasa, Bradesco, Banco do Brasil, Governo Federal, Câmara de Vereadores, Comércio Local foram os responsáveis para que o São João de Planaltino acontecesse de fato.

sábado, 18 de maio de 2013

Maracás sediou Diálogos Territoriais com presença de Sergio Gabrielli


O Prefeito Licinho  sempre bem articulado com o governo  do Estado ao lado do  alcaide Sergio Gabriele e o deputado Rosemberg .

O Governo da Bahia, através da Secretaria do Planejamento, promoveu nesta sexta-feira 17, em Maracás, o encontro intitulado de  Diálogos Territoriais, com os representantes do  Território  de Identidade do Vale do Jiquiriçá. O objetivo deste encontro segue o princípio instituído pelo PPA Participativo, e foi um momento para apresentar aos cidadãos a plataforma de ação do Governo, a partir daquilo que já foi executado, o que está sendo realizado e as ações previstas na LOA 2013 e nos dois últimos anos do PPA (2014/15). Na oportunidade, o secretário da pasta, Sergio Gabrielli, apresentou ao Território as suas realizações, tomando por base as temáticas mais importantes em cada território.
O público alvo  foi composto, por representantes das cidades do território, autoridades municipais como o prefeito de Lajedo do Tabocal Adalicio Almeida e mais 20 prefeitos, organizações sociais, presentes ou representados. Os prefeitos do grande recife estiveram presentes, sendo, Zé Cocá de Lafaiete Coutinho, Adalício Almeida de Lajedo do Tabocal, Giuliano Martinelli de Jaguaquara, Carlinhos de Mutuípe, Dra. Iracema de Itaquara, Carlinhos de Merelo de Planaltino, Paulo dos Anjos prefeito anfitrião do evento, representantes do prefeito de Itiruçu Wagner Novaes, nas pessoas do assessor Rony Senna, Enzo Tenisi e Roberto Leite, Além do chefe da EDBA local Dizalmir Assis.  Vereadores de vários municípios também participaram do evento. 

Secretário de Infraestrutura de Lajedo do Tabocal e o Secretário do Estado Sergio Gabrielle


Prefeito de Lajedo se reuni com os prefeitos do territorio para discutirem demandas




Fonte: http://www.lagedoinforma.com.br/

sexta-feira, 10 de maio de 2013

II Diálogos Territoriais, Vale do Jiquiriçá - BA

 Veja ainda.

Faça o seu Cadastro na empresa que revolucionou o Marketing Mundial.
Telexfree ganhe dinheiro de verdade pela internet ni conforto do seu lar.  Cadastre agora mesmo http://telexfree.com/ecommerce   Ou ligue para (73) 99124499 (Divulgador Telexfree do Território do Vale do Jiquiriçá).

domingo, 21 de abril de 2013

Audiência pública do Distrito de Ibitiguira.

No dia 12 de Abril tivemos a nossa IV audiência pública no Distrito de Ibitiguira. Regada com a música de Zé do Teclados artista da localidade e Manoel da Viola. A comunidade deu um show de participação espontânea . Criando um clima muito agradável. Tivemos também a presença do Terno de Reis de Ibitiguira e também a participação da boneca Maria Tereza que tomou conta do espaço.   
De forma efervecente houve uma participação maravilhosa por parte do público. O interessante é que isso aconteceu de forma natural sem convite. O que justifica a frase de Rita Pinheiro que “a cultura não se convida ela pede passagem. Segundo o Diretor de Cultura no contexto geral a cultura ainda está muito desvalorizada, e as vezes não precisa de grande eventos para que isso aconteça, um grande exemplo são as audiências que vem acontecendo nos povoados e, que vem trazendo ótimos resultados. Até o momento tanto a Educação quanto a Prefeitura tem contribuído para que estas audiências acontecesse e percebe-se que as pessoas nesses momentos ficam maravilhadas e valorizadas enquanto agentes culturais. 
“Essas pessoas só quer ser ouvidas...” A cultura pede passagem por que é desvalorizada. A cultura quer ter voz e vez. Foi maravilhoso ver as crianças dançando, o forró do músico Zé Ze dos Teclados, e seu Fefê, o rapaz e a menina dançar com a boneca Maria Tereza. Diante desse efervecente cultural, infelizmente fomos obrigado a interromper e darmos prosseguimento a audiência que tem como principal objetivo a escolha do membro representante da localidade para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura. Aberta a votação foi escolhida como membro representante a Professora Maria das  Graças Elpidio. 
Feito agradecimentos a receptividade do Professor Claúdio e Comunidade  encerramos a nossa audiência com a música de Zé Ze dos Teclados e Manoel da Viola. Graças a Deus foi uma noite muito agradável.
Fonte: Diretor de Cultura Enilton MOrbeck. 
 
Veja mais...
 
O Novo blog da Prefeitura de Planaltino - BA 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

III Audiência Publica no Povoado de Lagedinho, foi um sucesso!!

No dia 05 de abril aconteceu a III Audiência Publica no Povoado de Lagedinho, com o intuito de escolher membros representantes para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura.As Audiências tem funcionado de forma transparente e democrática , uma vez que a mesma dá condição necessitaria a comunidade local na escolha de seus membros representantes. Além disso tem-se percebido que essas audiências itinerantes vem buscando uma integração entre os povoados  estabelecendo desta forma uma parceria prazerosa entre a comunidade e o setor cultural. Diante da recepção calorosa por parte do Vice-Diretor Renildo Cardoso da Cruz e comunidade  iniciou-se audiência.
Tivemos o prazer de ter a presença da “Garimpeira da Cultura” Rita Pinheiro, residente em Salvador e que vem abraçando a Cidade de Planaltino-Ba de forma Calorosa.Com muito dinamismo Rita Pinheiro fez a abertura da audiência dando boas-vindas a comunidade local e de maneira engenhosa através de uma dinâmica em que os participantes definiram de forma simples e espontânea o conceito de cultura. Diante da participação da comunidade Rita Pinheiro agraciou ainda mais a audiência com a apresentação do seu fantoche Geremias, abençoando o nosso ambiente.Depois da performace de Rita, para animar ainda mais, tivemos o prazer de ouvir a doce voz de Manoel Violeiro que deu um show de carisma através de sua musica.É interessante ressaltar que nesses encontros sempre aparece novos talentos como por exemplo o escultor Alan Souza Coelho que faz trabalho em madeira e trouxe suas peças fazendo uma exposição do seu trabalho.
O Diretor Enilton Santo Morbeck, juntamente com o blogueiro, poeta e parceiro cultural Reinaldo Cardoso da Cruz destacaram a importância da constituição do Conselho Municipal de Cultura por localidade.Diante da Explanação foi aberto o espaço para comunidade a votação para a escolha do Conselheiro de Lagedinho, onde a comunidade abraçou o nome de Adriano Silva dos Santos para representá-la. Depois da “eleição” Rita Pinheiro fez uma homenagem com o bendito do Padroeiro de Lagedinho - São José.Feito agradecimentos,  encerramos a audiência com a boa musica de Manoel Violeiro.Graças a Deus mais uma vez foi um sucesso!
Fonte: Diretor de Cultura Enilton Morbeck.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Inscrições para o VII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia


Estão Abertas as inscrições para o VII Encontro do Fórum de Cultura da da Bahia - Canudos, Sertão do São Francisco nos dias 17, 18 e 19 de maio.

Click no link e faça sua inscrição: http://migre.me/dJEsp

O Fórum de Cultura da Bahia está realizando o seu VII Encontro territorial, o território escolhido foi Sertão do Francisco, na histórica cidade de Canudos, entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2013.
O Território da Identidade Sertão do São Francisco localizado no semi-árido baiano é composto por 10 municípios: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Este importante território para a história do nosso estado é composto por agricultores familiares, famílias assentadas, 1 comunidade quilombolas reconhecida, diversas comunidades esperando o reconhecimento  e 1 terra indígena reconhecida.
Cidade de Antonio Conselheiro e sede do VII Encontro - Canudos, constitui-se como um exemplo da bravura e resistência da população sertaneja em um cenário de anacronismo que resiste ao tempo, através do resgate histórico do local. O legado de Canudos, objeto de interesse nacional e internacional, constitui-se, de fato, em marco fundamental da nossa história e a cultura do Estado da Bahia, sendo referencia na historiografia, na cultura popular, na arte e na arqueologia. Região rica de diversas manifestações culturais, destacando Lundu,  Bandas de Pífanos, Reizados, Romarias, Vaquejadas, Teatro, dentre outros. 
O Fórum de Cultura da Bahia vai para o Território de Identidade dando continuidade ao processo de organização desta importante rede em prol do controle social das políticas públicas de cultura em nosso estado. Criando mais espaços para o dialogo, a promoção e o fortalecimento das ações iniciadas pela sociedade civil. Integrando durante os três dias do encontro  as ações culturais já desenvolvidas na cidade e em todo o território.
Participe, a Cultura não convida, a Cultura Chama!! 
Blog que indico....

terça-feira, 19 de março de 2013

Segunda audiência pública da cultura no povoado do Santo André


No dia 14 de março aconteceu a segunda audiência pública da cultura no Povoado de Santo André. De uma forma democrática foi escolhido um líder efetivo da referida localidade para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura, órgão normativo e deliberativo do Sistema Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Até o momento esse tipo de Audiência  tem funcionado com muita transparência, onde a mesma dá condições à sociedade civil para indicar os seus membros representantes. De forma paritária entre o poder público e a sociedade civil, essa dinâmica fortalece a parceria das partes.
 Com o público muito diversificado (criança, jovens e idosos) a audiência foi muito animada na voz carismática de Manoel Violeiro.  
Através das audiências, talentos escondidos são encontrados. Nesta audiência, por exemplo, conhecemos Mariano e seu parceiro, artistas talentosos deste Povoado, os quais fizeram uma brilhante apresentação.

Depois desse clima o Diretor Enilton Santos Morbeck, através de um poema fez uma homenagem à João Tingui, um dos desbravadores que teve uma participação ativa juntamente com o Sr. André, dando origem ao Povoado. Em seguida fez explanação de forma simples sobre o SMC (Sistema Municipal de Cultura). Na sequência, o Blogueiro, músico e poeta Reinaldo Cruz (Nadoautodidata) explicou de forma simples a importância e definição do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo). Depois da explanação deu início a votação, e a comunidade de Santo André, de forma unânime escolheu como representante, o Agente Comunitário Gedeilson, que na sequencia agradeceu à todos pela confiança nele depositada. 
Tivemos também a participação do Sr. João, que recitou um cordel e declamou o Hino da Bandeira Nacional. Foi uma noite muito calorosa, sendo esta encerrada com a doce voz de Manoel Violeiro
.
Fonte: Enilton Morbeck - Diretor de Cultura.

Visitem o novo Blog da Educação da Cidade de Planaltino http://www.educacaoplanaltino.blogspot.com.br
Veja ainda...