sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Ternos de Reis em Ibitiguira - Município de Planaltino-BA.

D. Hilda "exemplo para ser imitado"..
Boneca "Maria Tereza".










Ibitiguira passa por um momento único. As ruas estão sendo pavimentadas e a população está recebendo estímulos da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Cultura.  O objetivo é resgatar antigas manifestações culturais como: bumba-meu-boi e ternos de Reis. 
Terno "Canto da Siriema"- momento de fé.
Visita a Igreja.











A noite do dia 06 de Janeiro de 2011 ficará na memória do povo de Ibitiguira. Senti nos rostos de cada um a satisfação de ver os Ternos de Reis com suas gaitas afinadas. A sensação que dava, é que, a cada toque do tambor, aparecia alguém que deixava as suas casas para apreciar e dançar ao ritmo dos tambores e ao som doce que vinha das gaitas.  A primeira casa que visitamos foi a de Dona Hilda. Ficamos encantados com o carisma do povo daquele Distrito, e, em especial, o otimismo de Dona Hilda que serve de exemplo para as novas gerações.  
Visitas as casas.
Presépio.

As visitas continuaram durante toda a noite. Os Reiseiros, além de se apresentarem nas casas, visitaram a Igreja Católica local, onde se encontrava um presépio montado. Os mesmos fizeram uma demonstração de fé, que foram acompanhados pelos moradores da Histórica Ibitiguira. Além da comunidade local, estiveram presentes, moradores da Cidade de Irajuba, Planaltino e comunidades vizinhas ao Distrito.. A noite foi tão proveitosa, que fizemos parceria com Irajuba. Alguns moradores do Município sugeriram que a apresentação do Bumba-meu-boi aconteça de maneira que um Município faça visita ao outro, em ocasião das apresentações do mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário