domingo, 24 de fevereiro de 2013

III Encontro do Educavale e dos Dirigentes de Cultura do Território do Vale do Jiquiriçá.


 

Novos Dirigentes de Cultura se reuniram na Casa da Cultura de Mutuípe, onde foram recepcionados por uma belíssima apresentação de capoeira, por mestres e alunos da Cidade.
  A reunião teve seu ponto positivo, já que pudemos logo de início contar com a presença do Secretário de Cultura Albino Rubim.

No primeiro momento, o Secretário pediu que os presentes fizessem uma breve apresentação e falassem os nomes das suas Cidades; foi neste momento que o Blogueiro Reinaldo Cruz (nadoautodidata), Coordenador do Blog do Vale do Jiquiriça pediu aos novos dirigentes de cultura que enviassem material sobre a cultura das suas Cidades, no intuito de divulgar ainda mais as atividades culturais do nosso Território.  

 Os Dirigentes de Cultura e Agentes Culturais presentes aproveitaram o momento para fazer vários questionamentos, indagações e troca de idéias, deixando, assim, o momento bem produtivo. Lembro-me que Cristina, uma das Integrantes do Fórum de Cultura da Sociedade Civil da Bahia sugeriu ao Secretário Albino Rubim que abrisse o diálogo Secult X Sociedade Civil, por achar que está faltando estreitar ainda mais este laço entre ambos.  O Secretário, de imediato, disse que discordava em parte, justificando, logo em seguida.  Como forma de demostrar a atuação de sua Secretaria, o mesmo, citou como exemplo, a Caravana do Oeste, que passou em dez Cidades, reunindo com autoridades, com as Prefeituras e a Comunidade Civil. Em cada Cidade visitada, acontecia uma apresentação da cultura local, composta por diversas modalidades, como: dança, teatro, cultura popular, dentre outros, fazendo, em seguida, o debate com a comunidade da cultura local. Ainda em sua fala, mencionou que o Qualicultura fez curso para 1.500 pessoas da Sociedade Civil. Com a cobrança feita pelos novos dirigentes, a equipe do Secretário sugeriu que o Vale se reúna em blocos formados por 4 ou 5 Cidades, e que desta forma, eles poderão enviar um profissional para ministrar os trabalhos do Qualicultura nos respectivos locais. O Secretário ressaltou ainda, que a intenção da sua Secretaria é continuar ampliando o diálogo entre Secult e Sociedade Civil.   Lembrou aos presentes, que há pouco tempo atrás os Editais eram absolutamente concentrados em Salvador e hoje já se tem um número crescente, sendo contemplados em toda a Bahia.  Ainda em seu pronunciamento, mencionou que as propostas de iniciativa coletiva possuem um peso maior do que as que são de iniciativa individual.
 
Os Dirigentes de Cultura aproveitaram bastante as discussões, e no final da reunião tiveram um instante para colocar a casa em Ordem. Durante esse momento, Ana Rita e Edmar Vieira escolheram entre os novos dirigentes, pessoas que ficariam na responsabilidade de enviar e-mails e articular as próximas reuniões. Lembrando que a próxima reunião será realizada na cidade de Lafaiete Coutinho-Bahia.

Veja ainda.....

História do Povoado de Lafaiete Coutinho – BA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lafaiete_Coutinho_(Bahia)

Empresa de MMN, melhora vida de muitos Brasileiro, que estão ganhando dinheiro só para postar anúncios dos seus Planos de Telefonia. Veja mais em http://ganhepostandoanuncio.blogspot.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário