quinta-feira, 21 de março de 2013

Inscrições para o VII Encontro do Fórum de Cultura da Bahia


Estão Abertas as inscrições para o VII Encontro do Fórum de Cultura da da Bahia - Canudos, Sertão do São Francisco nos dias 17, 18 e 19 de maio.

Click no link e faça sua inscrição: http://migre.me/dJEsp

O Fórum de Cultura da Bahia está realizando o seu VII Encontro territorial, o território escolhido foi Sertão do Francisco, na histórica cidade de Canudos, entre os dias 17, 18 e 19 de maio de 2013.
O Território da Identidade Sertão do São Francisco localizado no semi-árido baiano é composto por 10 municípios: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá. Este importante território para a história do nosso estado é composto por agricultores familiares, famílias assentadas, 1 comunidade quilombolas reconhecida, diversas comunidades esperando o reconhecimento  e 1 terra indígena reconhecida.
Cidade de Antonio Conselheiro e sede do VII Encontro - Canudos, constitui-se como um exemplo da bravura e resistência da população sertaneja em um cenário de anacronismo que resiste ao tempo, através do resgate histórico do local. O legado de Canudos, objeto de interesse nacional e internacional, constitui-se, de fato, em marco fundamental da nossa história e a cultura do Estado da Bahia, sendo referencia na historiografia, na cultura popular, na arte e na arqueologia. Região rica de diversas manifestações culturais, destacando Lundu,  Bandas de Pífanos, Reizados, Romarias, Vaquejadas, Teatro, dentre outros. 
O Fórum de Cultura da Bahia vai para o Território de Identidade dando continuidade ao processo de organização desta importante rede em prol do controle social das políticas públicas de cultura em nosso estado. Criando mais espaços para o dialogo, a promoção e o fortalecimento das ações iniciadas pela sociedade civil. Integrando durante os três dias do encontro  as ações culturais já desenvolvidas na cidade e em todo o território.
Participe, a Cultura não convida, a Cultura Chama!! 
Blog que indico....

terça-feira, 19 de março de 2013

Segunda audiência pública da cultura no povoado do Santo André


No dia 14 de março aconteceu a segunda audiência pública da cultura no Povoado de Santo André. De uma forma democrática foi escolhido um líder efetivo da referida localidade para fazer parte do Conselho Municipal de Cultura, órgão normativo e deliberativo do Sistema Municipal de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Até o momento esse tipo de Audiência  tem funcionado com muita transparência, onde a mesma dá condições à sociedade civil para indicar os seus membros representantes. De forma paritária entre o poder público e a sociedade civil, essa dinâmica fortalece a parceria das partes.
 Com o público muito diversificado (criança, jovens e idosos) a audiência foi muito animada na voz carismática de Manoel Violeiro.  
Através das audiências, talentos escondidos são encontrados. Nesta audiência, por exemplo, conhecemos Mariano e seu parceiro, artistas talentosos deste Povoado, os quais fizeram uma brilhante apresentação.

Depois desse clima o Diretor Enilton Santos Morbeck, através de um poema fez uma homenagem à João Tingui, um dos desbravadores que teve uma participação ativa juntamente com o Sr. André, dando origem ao Povoado. Em seguida fez explanação de forma simples sobre o SMC (Sistema Municipal de Cultura). Na sequência, o Blogueiro, músico e poeta Reinaldo Cruz (Nadoautodidata) explicou de forma simples a importância e definição do CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo). Depois da explanação deu início a votação, e a comunidade de Santo André, de forma unânime escolheu como representante, o Agente Comunitário Gedeilson, que na sequencia agradeceu à todos pela confiança nele depositada. 
Tivemos também a participação do Sr. João, que recitou um cordel e declamou o Hino da Bandeira Nacional. Foi uma noite muito calorosa, sendo esta encerrada com a doce voz de Manoel Violeiro
.
Fonte: Enilton Morbeck - Diretor de Cultura.

Visitem o novo Blog da Educação da Cidade de Planaltino http://www.educacaoplanaltino.blogspot.com.br
Veja ainda... 

sábado, 16 de março de 2013

Primeira Noite Cultural nas escolas - Lajedo do Tabocal - BA



Nesse 16 de março de 2012,  foi dado o ponta pé inicial na cultura de Lajedo do Tabocal .Onde está sendo realizado noite cultural das escolas.

O projeto tem por finalidade levar politicas culturais pras escolas onde são discutidos junto com a população suas demandas .

Também apresentações de artes de todos os valores e seguimentos, dessa vez tivemos dança e musica , a população participou ativamente. O prefeito da Cidade, Adalício Almeida fez questão de estar presente no evento onde se mostra interessado em cultura e lança o desafio de criar um grupo de Recital de Lajedo do Tabocal. o Dirigente de cultura ( Rogério Amorim ) aceitou o desafio e vão juntos criar um grupo de Recital em Lajedo do
Tabocal .

Fonte: Departamento de Cultura de Lajedo do Tabocal.


Integre seu município ou estado ao Sistema Nacional de Cultura!


Dê um click e baixe os anexos:

domingo, 10 de março de 2013

Heliópolis, boas práticas de outros Territórios.

Carregando foto
Agentes cadastrando no PNHR
Hoje foi realealizado mais um encontro com os Agentes de Leitura do Projeto Arcas das Letras Maria Ferreira de Andrade, do Ponto de Leitura Antônio Ribeiro da Graça e do Cineclube Filhos do Sol.
Carregando foto
Cinema na roda de leitura

Inicou-se  as 19:30 na Sala de Leitura Maria Pereira do Nascimento uma Roda de Leitura com um texto em Homenagem as Mulheres em seguida passou-se o Filme a Menina  que não gostava de livros, depois várias experiências dos Agentes de o Brasil e que tudo gerou  um debate saudável depois, houve uma dinâmica com frases em relação as mulheres e além de lidas debatidas.
Carregando foto

Os Agentes Comunitários da Leitura também estão envolvidos nas ações da Associação Comunitária Cidadania de Massaranduba na qual eles fazem parte como associados, tesoureiros, secretários vice-presidente e presidente. Ajudam  também  nas ações como a mobilização do Projeto de Habitação Rural, cadastro  do leite da secretaria de ação social de Heliópolis e nos movimentos  religiosos.
 
Fonte: José Pereira.

sábado, 9 de março de 2013

Audiência Pública em Nova Itaípe, foi um sucesso!!

 
 
 
Ontem, (08/03/2013), aconteceu no Colégio  Naice Gomes Machado em Nova Itaípe a primeira Audiencia Pública  Coordenada pela Diretoria de Cultura em Parceria com a Secretaria Municipal de Educação.  Essa audiência teve como principal objetivo a escolha dos membros representativos para continuação do conselho municipal de cultura. O diretor de cultura Enilton Santos Morbeck aposta em um processo de parceria com os diversos seguimentos culturais da sociedade. Segundo Enilton, as audiências acontecerão em todos os povoados do município (Itaipe, Santo André, Angélica, Ibitiguira, Santa Terezinha, Lagedinho  e Sede, estabelecendo, de certa forma, uma política participativa  e um intercambio  cultural entre os povoados.
 

Com o público muito diversificado, tivemos a presença do vereador Jailme Almeida, o qual destacou a importância e valorização da cultura e o esporte local. Tivemos a presença também de um dos organizadores do Time do Distrito, o Jovem Ricardo Celestino. Podemos contar também com as ilustres presenças de outros segmentos culturais: a artista plástica Suleide, a benzedeira, D. Raquel e Sr. José Sanfoneiro.
 
A audiência foi regada com música, poesia,capoeira e muita recptividade por parte do Diretor Alberto Teixeira Mendes e colegas de Trabalho. Diante dessa recepção acolhedora  houve a participação muito grande da comunidade, que vibrou com a música  de Manoel Violeiro e seu José Sanfoneiro estabelecendo dessa forma uma parceria musical.
 

Depois para abrilhantar ainda mais o momento, os filhos da Bahia, Grupo de Capoeira de Maracás, liderado pelo professor Dário e comitiva, juntos com crianças e jovens de Nova Itaípe deram um show de Capoeira. Dando prosseguimento o Diretor de Cultura, através de dois poemas destacou de forma simples a importância da Cultura Planaltinense e iniciou a audiência em termo técnico - teórico explanou de forma singular a importância da criação do Sistema Municipal de Cultura. O seu parceiro cultural, poeta e blogueiro Reinaldo Cardozo da Cruz (Nadoautodidata), oportunizou-se explicando com muita clareza sobre o corpo do SMC, o CPF da Cultura (Conselho, Plano e Fundo Municipal)  deu ênfase principal ao Conselho. Depois das deliberações foi aberto o espaço para comunidade e a partir deste momento, se deu a votação dos membros representantes  do Conselho de Cultura. De forma democrática e transparente foram escolhidos dois membros representantes.  Um efetivo - Cosme França Cândido e um suplente - Márcia Gomes Celestino.
 
Graças a Deus foi uma noite muito produtiva e calorosa. Encerramos com a boa música de Manoel Violeiro e Sr. José Sanfoneiro.
 
Fonte: Departamento de Cultura, Esporte e Eventos.

quarta-feira, 6 de março de 2013

Dando um Giro pelo Território e relembrando bons momentos.

Amargosa: Segundo dia do Carnaval de Todas as Cores arrasta multidão, confira as imagens

O domingo do Carnaval de Todas as cores arrastou uma multidão de gente pelas ruas de Amargosa. Blocos de caretas, Travestidos, Periguetes, Escolas de Samba, Batucadas, Blocos independentes, enfim, teve de tudo e a festa continua.

 
Blocos de mascarados

Blocos de mascarados
 
Muita Alegria no Domingo de Carnaval

 
É Carnaval:

 

Batucada faz a festa durante carnaval
 

 

A Capoeira também esteve presente

Fonte: http://amargosainforma.com

Veja mais...

Empresa de MMN, melhora vida de muitos Brasileiro, que estão ganhando dinheiro só para postar anúncios dos seus Planos de Telefonia. Veja mais em http://ganhepostandoanuncio.blogspot.com.br/

Dando um Giro pelo Território e relembrando bons momentos.

CARNAVAL DE JIQUIRIÇÁ 2013 - CÃES "ATERRORIZAM" CARNAVAL DA CACHOEIRA DOS PRAZERES
imagens(Jorla Cine Fotos- Cravolândia Em Foco)



Conforme foi citado por Bené, a tradição centenária foi mantida viva, e nesta última terça-feira de Carnaval, o Bloco dos Cães arrastaram uma multidão na cidade de Jiquiriçá, localizado às margens da BR 420, 40 km de Cravolândia, e distante 240 km de Salvador.


Benedito Almeida, mais conhecido por Bené, um dos organizadores, deu o primeiro grito, e o grupo partiu para todas as partes do município, brincando e aterrorizando, de forma sadia, visitantes e moradores. 
Bené que participa desde 1988 do bloco, disse que várias pessoas da região e da capital participaram da festa. “Temos pessoas que vem de Jaguaquara, Ubaíra, Tancredo Neves, Cravolândia e cerca de quarenta pessoas que todos os anos vem de Salvador só para participar do bloco, este ano mais de trezentas pessoas participaram da folia.”Citou o mesmo. JORLA CINE FOTOS  ( CRAVOLÂNDIA EM FOCO) acompanhou a folia e registrou os melhores momentos,mostrando o quanto o bloco é respeitado  no  carnaval de Jiquiriçá e região.



imagens(Jorla Cine Fotos- Cravolândia Em Foco)



imagens(Jorla Cine Fotos- Cravolândia Em Foco)

Jorla Cine fotos e um dos CÃES

Acompanhe mais imagens do Carnaval de Jiquiriçá 2013
 
 


Empresa de MMN, melhora vida de muitos Brasileiro, que estão ganhando dinheiro só para postar anúncios dos seus Planos de Telefonia. Veja mais em http://ganhepostandoanuncio.blogspot.com.br/

 

domingo, 3 de março de 2013

Mestre Nal e sua Capoeira transformadora.

 
 

O mestre Nal, um apaixonado pelo que faz, vem transformando a vida de Jovens e adultos nas Cidades por onde ele passa (Maracás, Irajuba, Planaltino e outras ). Em visita a Cidade de Mutuípe, pude verificar que é muito forte este movimento, porem,  alguns mestres do vale do Jiquiriçá, reclamam de um maior  apoio por parte do Pode Executivo Municipal.  Já o mestre Nal, afirmar que o Pode Publico da Cidade de Irajuba, lhe dar total apoio  e que os movimentos culturais e artisticos da Cidade de Irajuba são fortes e o mesmo gostaria de destacar a "Capoeira" por está intimamente envolvido.
Texto: Nadoautodidata

Veja mais....
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música.
Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos com alguma influência indígena, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias em solo ou aéreas.
Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar. Um capoeirista experiente que ignora a musicalidade é considerado incompleto.[
A palavra capoeira é originária do tupi-guarani, que significa "o que foi mata", através da junção dos termos ka'a ("mata") e pûer ("que foi")[1]. Refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil onde era praticada agricultura indígena. Acredita-se que a capoeira tenha obtido o nome a partir destas áreas que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata. Capoeiristas fugitivos da escravidão e desconhecedores do ambiente ao seu redor, frequentemente usavam a vegetação rasteira para se esconderem da perseguição dos capitães-do-mato.
Outras expressões culturais, como o maculelê e o samba de roda, são muito associadas à capoeira, embora tenham origem e significados diferentes.(texto retirado do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Capoeira)
 

sábado, 2 de março de 2013

Sueli Santos Moraes, artesã do Km 43, trabalha com artesanato desde a adolescência.


Sueli Santos Moraes, 53 anos, moradora do Distrito Stela Câmara Dubois (Km 43), natural de Jaguaquara – Bahia, trabalha com artesanato desde a adolescência.
O carro forte da sua produção é a cerâmica e o produto mais comercializado é o cofrinho, carinhosamente chamado pelas crianças de porquinho. Além desses, Sueli se destaca na confecção de bordados e pinturas em tecidos.
 
Segundo a artesã, sua arte já ganhou os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A mesma afirma que várias cidades da Bahia também já comercializam os produtos confeccionados por ela.
Sua produção emprega hoje mais três pessoas, entre elas seu marido Antônio Carlos Araújo Moraes que com muito dedicação faz as entregas dos produtos nos pontos solicitados.

Sueli garante que hoje a base de sua renda é o artesanato e graças ao seu amor pela arte que desenvolve a mesma conseguiu alcançar o seu espaço no cenário da Cultura baiana, que tem como destaque o artesanato.

Maiores informações ou compras e encomendas ligue: (73) 8807 - 5250 / 9151 – 2982


Empresa de MMN, melhora vida de muitos Brasileiro, que estão ganhando dinheiro só para postar anúncios dos seus Planos de Telefonia. Veja mais em http://ganhepostandoanuncio.blogspot.com.br/