sexta-feira, 27 de março de 2015

Nova sede da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 Planaltino a comunidade.



Hoje dia 27 de Março de 2015 pela manhã, aconteceu a entrega da nova sede (estrutura física pública) da Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU  192 Planaltino  a comunidade.


Estiveram presentes autoridades municipais como: o Prefeito Municipal José Carlos Gomes do Nascimento, a Secretária Municipal de Saúde Fernanda  Borges Nascimento, o  Controlador Interno da Prefeitura de Planaltino Ramalho Alves, a Secretária de Governo Vilma Assis,  o Secretário de Finanças Evanildo Fontes, o Secretário de Educação Aloisio Taquari, o auxiliar administrativo Avelino Júnior; as coordenadoras do SAMU  192 Planaltino e VISAM Gesilia Lopes,  da Atenção Básica Kelciany Ribeiro, da VIEP Carlos André Novaes, de Saúde Mental Jaumireide Correia; a enfermeira Luciete Santana; os profissionais do SAMU 192 Planaltino; as coordenadoras da Educação Graça Sudré e Naiara Oliveira; os vereadores Evaldo Assis, Jaime de Itaípe, Dunga Braga  e Zica; do conselheiro de Saúde  Reinaldo Cruz;  o pastor Jailton e também estiveram presentes alguns professores e pessoas da comunidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. Com o Samu/192,  está reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde na base descentralizada, como técnicos de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, regulado pelo médico da Base Regional de Jequié. 

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação (em Jequié) que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. 


Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com técnico de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade. 
A partir dessa atuação, o SAMU tem um forte potencial para corrigir uma das maiores queixas dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a lentidão no momento do atendimento. Historicamente, o nível de resposta à urgência e emergência tem sido insuficiente, provocando a superlotação das portas dos hospitais e pronto-socorros, mesmo quando a doença ou quadro clínico não é característica de um atendimento de emergência. Essa realidade contribui para que hospitais e pronto-socorros não consigam oferecer um atendimento de qualidade e mais humanizado. 
O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS. 

Em que situações o SAMU deve ser chamado?
1.    Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios (infarto, asma grave, enfisema grave) e cardiovascular-AVC;
2.    Em casos de intoxicação exógena (envenenamento);
3.    Em caso de queimaduras graves;
4.    Na ocorrência de maus tratos;
5.    Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe e do feto;
6.    Em casos de tentativa de suicídio;
7.    Quando houver acidentes/trauma com vítimas/atropelamento/ferimentos/ por arma de fogo e arma branca;
8.    Em casos de afogamento;
9.    Em casos de choque elétrico;
10.  Em acidentes com produtos perigosos;
11.  Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;
12.  Urgências psiquiátricas

Nenhum comentário:

Postar um comentário