terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Secretaria de Cultura faz Balanço das Ações em 2010 - Vale do Jiquiriçá - BA.


“Avaliando os caminhos trilhados nesses anos, temos a convicção de que muitos foram os acertos, mas que ainda há muito que transformar, aperfeiçoar, estruturar. Porque o que queremos nessa Bahia de todos os credos, de todos os gêneros, de todas as raças, de todas as artes e em todos os cantos, é abrir oportunidades, gerar as condições para que os bens materiais e imateriais da cultura produzidos no nosso estado possam ser valorizados, difundidos, potencializados, salvaguardados, com a clara compreensão do papel dos governos como fomentadores desse processo. Contudo, o que já foi percorrido neste Governo semeou uma nova forma de pensar e atuar na gestão pública da cultura na Bahia”.
Márcio Meirelles, Secretário de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Em 2010, a cadeia produtiva da cultura do estado foi beneficiada com uma série de ações estruturantes.


Programas diversificados de financiamento e fomento impulsionam a produção cultural no estado. Até o final de novembro, foram 356 projetos apoiados, com execução da ordem de R$ 20 milhões.


Mais de 83% dos municípios do Estado aderiram ao Sistema Estadual de Cultura. Alguns municípios já deram início à criação de unidades de cultura e elaboração dos seus planos municipais.


Em 2010, SecultBA efetivou importantes ações para a qualificação de espaços culturais da Bahia. Espaço Xisto e Cine Teatro Lauro de Freitas são reabertos na próxima semana.


O caminho rumo à sustentabilidade econômica, social, urbanística e ambiental do CAS continua sendo trilhado. Novos parceiros entram em cena e a população está cada vez mais satisfeita. As ações são propostas pelo Plano de Reabilitação Participativo do CAS.


Educação Patrimonial se consolida no estado, tombamento e registros protegem bens culturais e restaurações renovam Salvador, Cachoeira e Lençóis.


Em 2010, iniciativas reforçaram a importância da Bahia na história política brasileira, divulgando a memória do Estado, em especial, a saga do Dois de Julho. Por meio de seminários, debates, lançamento de livros e materiais didáticos.


Diversas atrações se apresentaram nos três programas de promoção ao Carnaval promovidos pela Secretaria de Cultura do Estado. Os Programas Carnaval Pipoca, Carnaval Ouro Negro e Carnaval no Pelô atraíram uma multidão nos sete dias de festa. A programação contou ainda com a diversidade musical da Varanda Glauber que marcou o início da revitalização do Carnaval na Praça Castro Alves.


Fonte : SECULT - BA.




Nenhum comentário:

Postar um comentário