quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dia 31 de maio tem Educavele em Itatim - Vale do Jiquiriçá - BA



XVII Encontro do Educavale será realizado na cidade de Itatim.

A Coordenadora Executiva do Educavale, a Sra. Maristela Amaral, se reuniu com a Secretária Municipal de Educação da cidade de Itatim e sua equipe. Na reunião se discutiu a organização da VXII Educavele que será realizado dia 31 de maio. Maristela informa que já solicitou da Direc um representante para fazer a apresentação do tema + educação. Na função de Secretária Municipal de Educação da cidade de Jaguaquara pôde socializar a experiência que já tem com o programa MAIS EDUCAÇÃO, tema a ser abordado nesse encontro. Em um segundo momento será discutida a listagem da demanda de temas que deverão ser abordados nos próximos encontros do grupo. A pauta será enviada para todos os secretários de educação dos municípios que irão participar do encontro... Aguardem

sexta-feira, 25 de maio de 2012

BIOGRAFIA DO TRI CAMPEÃO BRASILEIRO DE MONTANHA - VALE DO JIQUIRIÇÁ - BA.



BIOGRAFIA DO TRI CAMPEÃO BRASILEIRO DE MONTANHA.

Naval nasceu no interior da Bahia, há 360 km da capital Salvador na cidade de MARACÁS. Tendo sua infância quase toda dedicada às atividades esportivas na escola em que estudou e sempre se destacando entre os melhores alunos.
Porém, por motivos de poucas oportunidades deixou o que mais gostava para seguir sua vida de forma totalmente diferente do que almejava, saindo da sua cidade MARACÁS a procura de melhores oportunidades para dar continuidade ao seu desejo, até então, de ser jogador de futebol.
No início, as dificuldades foram grandes: problemas financeiros, problemas de adaptação, problemas de conhecimento, etc, fazendo com que seu sonho fosse aos poucos se desfazendo, e se dedicasse mais ao trabalho para a sua sobrevivência.
Trabalhando duro, porém, não deixando prá trás seu sonho de se tornar um esportista. Usando sempre os finais de semana para a prática de alguma atividade esportiva. Nesse intervalo de tempo conheceu pessoas ligadas à prática do Atletismo (Corridas de Rua).
Nisso, numa segunda-feira de 2003, Naval Freitas deu início a uma nova fase de sua vida. Naval resolve fazer apenas um trote com a intenção de desintoxicar-se, uma vez que era final de ano. Em três semanas seguidas do exercício, sentia-se melhor fisicamente e até emocionalmente. Apesar de estar bem consigo, Naval precisava corrigir alguns detalhes em sua nova atividade. Trocar a pesada bermuda jeans por um short leve e confortável, a chuteira por um par de Tênis adequado e o celular por um relógio com cronômetro. Mas ele não fez tudo sozinho, contou com a ajuda de seus novos amigos de treino.
Três meses depois já estava correndo. Com o incentivo de um amigo, decidiu fazer a inscrição para a corrida que acontece no aniversário de São Paulo. Como atleta de primeira corrida, Naval cometeu uma gafe. Passou o carboidrato que ganhou na inscrição nas pernas pensando que era um gel. Após o término da corrida, queria saber sua colocação. Ficou em 236º dentre 8.000 corredores. Uma surpresa para Naval e para todos. Será que seu segredo foi o carboidrato nas pernas...??? Quem sabe...!!!
Contente com o resultado resolveu entrar em um grupo de assessoria esportiva, no qual recebeu orientações de um técnico, nutricionista e fisioterapeutas. Agora, Naval não é um simples corredor de rua e sim, NAVAL FREITAS, atleta respeitado por seus companheiros e adversários.

Hoje Treinador Técnico, fundador do Ritmo Certo Assessoria Esportiva
O professor Naval F.A.Freitas é graduado em bacharel Educação Física pela Universidade Paulista UNIP. Registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF). 083137-G/SP.
Experiência efetiva como: Atleta profissional com registro na (CBAT), Confederação Brasileira de Atletismo, N*27817 e na (FPA) Federação Paulista de Atletismo, N*2957.
Treinador. CBAT Confederação Brasileira de Atletismo (Registro, N* 1044).
Como profissional destaque em eventos Nacionais. Penta Campeão brasileiro de corrida em montanhas. (Atleta)
Internacionais: Cinco participações em Sul-Americanos, pela Seleção Brasileira (Atleta)
Atualmente prescrição e orientação de treinamento: Direcionado para empresas e grupos, visando à qualidade de vida.
Treinador da equipe. Corre Corinthians / M. Calçados, tri campeão do circuito corpore,
E Ritmo Certo Assessoria Esportiva especializada em corrida de montanha.
Atua também como personal training através da prescrição e orientação de treinamento funcional

Agradecimentos...
A todos os amigos e familiares das minhas cidades, MARACÁS e PLANALTINO que me apóiam até hoje, aos amigos Leandro Prates, por ter me incentivado a conhecer e dar continuidade no atletismo, Luiz Fernando Q. S. Bernardi da Find Yourself, por passar as primeiras instruções como profissional da área e ter dado oportunidade de mostrar meu potencial e objetivo, Benedito Donizette Gomes, por estar dando continuidade em meu crescimento como atleta e humildade com o próximo. ESPECIALMENTE, A Família, minha esposa Esther, e meus filhos que mais me apoiaram, mesmo sabendo que era muito difícil, com a idade já avançada, e que prá ter êxito nessa modalidade, é necessário de muito talento, dedicação e disciplina. Hoje, Naval Freitas é o único masculino adulto. Na categoria principal Corrida em Montanha ser tri campeão brasileiro. Naval, que foi campeão também em 2007 e 2009, 2010 e vice campeão 2011. Dando oportunidade de disputa 4 sul americano

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Museu do Gonzagão de Serrinha - recorte cultural!


Uma Bela Lembrança do Centenário de Luiz Gonzaga. Tela Caricatura dos 100 anos de Luiz Gonzaga... Feito Pelo Artista Plástico e Baterista da Banda de Rock Pesado, CHARCOT... Cristiano Santiago "Drumms" Um Grande Presente Para o Museu do Gonzagão de Serrinha Bahia.

Uma Grande Doação,  Para o Museu do Gonzagão de Serrinha...  No Centenário do Rei do Baião, Recebi Esta Reliquia Feita Pelas Mãos do Grande Colaborador Cultural:  O Musico e Artista Plástico,   Cristiano Santiago.  A Tela Com a Caricatuara dos 100 Anos de Luiz Gonzaga...  Abaixo o Artista  Aparece na Foto Com Guilherme Machado.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Literatura do Vale do Jiquiriçá.


PROJETO “PALAVRA DE POETA” RECITOU OS VERSOS DOS POETAS RAIMUNDO GADELHA E MARTHA GALRÃO


Poetas José Inácio, Martha Galrão, Raimundo Gadelha e equipe de Planaltino
Grupo de Recital Renascer mais uma vez deu um SHOW

A tarde do último sábado (12/05) em Planaltino foi marcada por muita arte com mais uma Edição do Projeto “Palavra de Poeta”, que desta vez contou com os versos dos poetas Raimundo Gadelha e Martha Galrão.
Desta vez o projeto foi realizado no Espaço de Eventos da Feira Livre, no centro de cidade. Os Grupos de Recitais “CONCRIZ” de Maracás e RENASCER de Planaltino emocionaram o publico presente ao recitarem os versos dos poetas.
O Projeto, realizado pela Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação de Planaltino, tem como Curador o Poeta José Inácio Vieira Melo, e tem como um dos seus objetivos, permitir a comunidade acesso a arte poética, estimulando crianças, jovens, adultos e Idosos a se lançarem nessa arte.
Nesta Edição, o Projeto teve a participação especial do Grupo “Madeira que cupim não rói” da Secretaria Municipal de Assistência Social, e também a apresentação musical de Léia, Naara e Gabriel.
 Naara, Leía e Gabriel na abertura do evento
 Grupo "Madeira que cupim não rói"
 Grupo de Recital "Concriz", da cidade irmã Maracás

O POETA E A POETISA

Raimundo Gadelha é natural da Paraíba, é escritor, fotógrafo e editor formado em Publicidade e Jornalismo pela UFPA. Sua literatura abrange o romance, o conto, o teatro e a poesia. Já publicou 16 livros, sendo o livros de poesia “Dez íntimos fragmentos do indecifrável mistério” o mais recente.
Martha Galrão é nascida na Bahia,  poeta, psicóloga, educadora e estudante de Letras. Tem participação em três coletâneas e lançou em 2011 seu primeiro livro individual, “A Chuva de Maria”, pela Editora Kalango.

Fonte: educaplanaltino

Literatura do Vale do Jiquiriçá.


Literatura


Projeto Uma Prosa Sobre Versos traz uma nova dupla de poetas
 Atividade literária  promovida pela Prefeitura de Maracás / Semec / Diretoria de Cultura contou com a presença dos poetas Raimundo Gadelha e Martha Galrão

Na última sexta-feira, 11 de maio aconteceu a 2ª noite literária do 5º ano do projeto Uma Prosa Sobre Versos. O evento contou com a participação do escritor paraibano, formado em Publicidade e em Jornalismo, Raimundo Gadelha, e a baiana Martha Galrão, psicóloga, educadora e estudante de Letras.
A abertura se deu com refinado momento musical pela dupla Fêu e Fábio Mendes. Em seguida, o Diretor de Cultura, Edmar Vieira, saudou a plateia, os grupos artísticos presentes e os poetas da noite e falou da alegria de ver aquele projeto em sua 5ª edição.

Depois, o Grupo Renascer, da cidade de Planaltino, apresentou um recital poético com poemas selecionados de Martha, que, emocionada, elogiou a iniciativa do grupo e parabenizou o projeto cultural e educativo.

Após as palavras de Martha, foi convidado o Grupo Concriz para recitar poemas de Raimundo Gadelha. A plateia vibrou com uma das mais belas performances do Concriz, com duração de quarenta minutos e com mudanças consideráveis na dinâmica de apresentação dos recitadores. O grupo estreava também o novo uniforme.

Convidado a falar no palco, o poeta e diretor da Escrituras Editora falou comovido sobre os grupos de recitadores, a importância do trabalho desenvolvido e aplaudiu as cidade de Maracás e Planaltino por estarem investindo em atividades de formação de cidadãos. E afirmou que em todo o país há muito poucas iniciativas iguais a que ora presenciava.
Para a famosa prosa sobre versos, foi convidado o poeta e curador do projeto, José Inácio Vieira de Melo, que promoveu um bate-papo descontraído com os escritores sobre a arte poética, livros publicados e trivialidades.

Ao final do evento, os grupos Renascer e Concriz, ao lado do Edmar, José Inácio e os poetas  convidados, recitaram o poema Canção depois de tanto, do baiano Ruy Espinheira Filho, que ali esteve na edição 2009.

Após a espetacular noite em celebração à palavra poética, o momento de confraternização, de praxe, na pizzaria O Rei da Pizza.

100 livros para o Grupo Concriz e o Grupo Renascer
No dia seguinte, na cidade de Planaltino, acnteceu o projeto Palavra de Poeta, com os mesmos escritores e formatação parecida com o do Uma Prosa Sobre Versos. Ao final do evento, num gesto nobre de valorização do trabaho daqueles jovens, Raimundo Gadelha fez uma doação de cem livros de poesia da Escrituras Editora para os pontos de leitura dos grupos de recitadores. O povo aplaudiu, de pé, o gesto nobre do escritor.
Fonte: Diretoria de Cultura - Maracás.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

São João de Amargosa 2012!



Amargosa faz o melhor
São João da Bahia





O São João de Amargosa de 2012 terá como tema a Literatura de Cordel. A “Cidade Jardim” buscou, através deste gênero literário, fazer uma retrospectiva dos últimos anos de festejos juninos do município, localizado no Recôncavo baiano, distante 240 quilômetros de Salvador. O evento acontecerá entre os dias 21 e 24 de junho.
A cidade se prepara para a festa desde o ano passado, com a realização de Oficinas de Cordel em algumas escolas municipais. Comandada pelo poeta Maviael Melo e pelo músico Cello Costa, a ação resultou em várias composições e um livreto publicado com os mais variados temas, produzido pelos estudantes da rede. “Tudo isto traduz o que de fato é o São João de Amargosa. É mais do que uma festa. Trata-se de um conjunto de manifestações que reforça as tradições de nosso povo”, afirmou o prefeito Valmir Sampaio.
Shows – Diversas atrações vão se apresentar nos quatro dias de festejos. Entre elas estão Flavio José, Luan Santana, Cavaleiros do Forró, Geraldo Azevedo, Estakazero, Adelmário Coelho, Waldonys, Flor Serena, além das bandas regionais. A grade de atrações continua, como nos anos anteriores, bem variada, escolhida através de pesquisa, buscando atender o anseio dos turistas e da população local.
Os festejos acontecem na Praça do Bosque, que tem mais de 29 mil metros quadrados. A área terá decoração sobre o tema, mas haverá mudanças significativas na Vila Amargosa, buscando, mais uma vez, surpreender os milhares de turistas que todos os anos visitam a cidade neste período. O local abriga uma cidade cenográfica, onde é possível saborear comidas e bebidas típicas e apreciar o artesanato e outras manifestações culturais locais. Na fazendinha são expostos animais de produção e exóticos.
Seca – Mesmo com as dificuldades encontradas por conta da forte estiagem que atinge o interior da Bahia, Amargosa considerou importante manter a realização do São João. “Caso não realizássemos os festejos, o impacto negativo para o município seria ainda maior”, afirmou o prefeito Valmir Sampaio, que realizou, no entanto, alguns ajustes para reduzir os investimentos com a festa. Um deles foi a diminuição do número de dias do evento, de 10 para quatro (04).
O impacto dos festejos juninos na economia de Amargosa é grande. Este ano, a Prefeitura e o Comércio local esperam que sejam movimentados na cidade mais de R$ 13 milhões, recursos que serão deixados pelos milhares de turistas. Para se ter uma ideia, Amargosa – que conta com 13 mil residências – registra a locação, no período da festa, de cerca de 1,5 mil imóveis, que, multiplicando pelo valor médio de R$1 mil, resulta num faturamento de mais de R$1,5 milhão. A rede hoteleira tem uma ocupação de 100%, todos os anos e o comércio é “super aquecido” com o movimento e consumo dos visitantes, principalmente em segmentos como supermercados, lojas de roupas, bares e restaurantes.
Os festejos também proporcionam emprego temporário para milhares de pessoas, inclusive de fora do município. A área da festa abre oportunidade para seguranças, garçons, vendedores ambulantes, cozinheiros, artesãos, além dos músicos regionais, que são contratados. O comércio e a hotelaria também abrem vagas, para garantir o atendimento à demanda da população, que é multiplicada no período pelos turistas. Os eventos ainda criam oportunidade para as empresas e pessoas de fora do município, como os vendedores de coquetel.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Projeto Palco Aberto - modelo a ser seguido por todos do Território!


Palco Aberto. Confira vídeo com trechos do que rolou na VI edição do Projeto